Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Idade máxima de candidato a bombeiro cai para 24 anos

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 17 de dezembro de 2009 - 09:06

O novo edital do concurso do Corpo de Bombeiros, que sairá na segunda-feira, vai reduzir em cinco anos a idade máxima do candidato na data da matrícula no curso de formação, para menos de 25 anos (máximo de 24 anos, 11 meses e 29 dias).

A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros Ociel Ortiz Elias. O primeiro edital, publicado semana passada, foi cancelado para alterações e o novo deve ser publicado no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira, quando serão abertas as inscrições. O prazo para inscrição será de um mês e devem ser mantidas as 5 vagas para oficiais e 95 para soldados.

Ortiz afirma que o projeto que altera as regras para ingresso no Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foi aprovado ontem pela Assembléia Legislativa e hoje deve seguir para a segunda votação.

Este projeto traz várias mudanças que serão contempladas no novo edital, dentre elas a alteração da idade máxima para ingresso nas corporações. Anteriormente, o limite era de 30 anos na data da matrícula no curso de formação. A idade mínima é de 18 anos.

Quanto à altura mínima, fica mantida: homens precisam ter 1,65 metros, descalços e mulheres 1,60. É preciso apresentar exames de HIV, hepatice C e B, exame de audiometria e toxicológico. O índice de massa corpórea para homens deve estar entre 20 e 28 e 20 e 26 para mulher – o IMC é o resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado.

Hoje o Corpo de Bombeiros tem 1.240 homens em 21 municípios do Estado. Segundo falou recentemente o coronel Ortiz, para amenizar a falta de efetivo seriam necessários pelo menos mais 200 homens na corporação.

O edital anterior previa remuneração mensal de R$ 1,1 mil para soldados durante o curso e R$ 4 mil para oficiais, somando ajuda de custo, uma vez que estarão fora do Estado.

SIGA-NOS NO Google News