Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/05/2013 16:59

ICMS é excluído da base de cálculo do PIS/COFINS pelo TRF da 3ª Região

* Fernanda de Moraes Carpinelli

A terceira Turma do TRF 3ª Região decidiu que o ICMS não deve integrar a base de cáculo do PIS e da CONFINS reconhecendo ainda o direito à compensação dos valores pagos indevidamente nos últimos dez anos. De acordo com a decisão, embora o julgamento da ADC 18 e do RE 240785/MG ainda não tenha terminado, o STF já sinalizou no sentido da impossibilidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS.

Para a especialista em direito tributário e responsável pela ação, Fernanda de Moraes Carpinelli da Advocacia Celso Botelho de Moraes*, trata-se de uma discussão antiga, com processos que foram ajuizados nos idos de 1985, mas que veio novamente a ser discutida após a declaração de inconstitucionalidade do § 1º do art. 3º da Lei 9.718/98, em julgamento realizado pelo Pleno do STF do RE nº 240.785-MG, que sinalizou no sentido da impossibilidade de computo do valor do ICMS na base de cálculo da COFINS, afastando o entendimento sumulado sob o nº 94 do STJ, segundo a qual, "a parcela relativa ao ICMS inclui-se na base de calculo do FINSOCIAL”.

O fundamento da tese reside no fato de que o ICMS constitui receita do ente tributante, ou seja,do ESTADO, não podendo integrar a base de cálculo do PIS e da COFINS a cargo da empresa sob pena de exigir-se tributo sem o devido lastro constitucional previsto no art. 195, inciso I, alínea “b” da CF. Assim, a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS fere os princípios da capacidade contributiva, razoabilidade, proporcionalidade, equidade de participação no custeio da seguridade social, imunidade recíproca e confisco encartado na Lei Maior.

* Fernanda de Moraes Carpinelli – advogada especializada em Direito Tributário da Advocacia Celso Botelho de Moraes.

Bom dia,
Tenho uma duvida, posso fazer uma compensação de pis,cofins,csll e irpj em um processo de PER/DCOMP estando ainda o processo a ser discutido e não finalizado, e o que acontece se for indeferido o processo pelo STF da região do Rio de Janeiro?
Obrigado.
 
LUIZ ANDRE SANTOS DE ALMEIDA em 17/07/2013 10:13:41
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)