Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/08/2015 08:42

Içami Tiba: Autor e profissional imortal

Maria José Assis (*)

Todo educador se baseia em alguém para desenvolver o seu trabalho. Creio que no Brasil, um dos mais inspirados seja Içame Tiba.

Palestrante, educador, autor, médico psicoterapeuta, atuou assim por muito tempo, e agora, com 74 anos, foi convidado por Deus a morar num lugar diferente, onde não reina desordens, nem infelicidade, mas antes de partir nos deixou seu exemplo e suas palavras que se tornarão eternas.

“Quem ama educa”, como seus vocábulos, ele também se tornou imortal. Não há como passar pelo papel de docente ou de pais e não seguir as orientaçoes desse formidável homem, que muito contribuiu e contribuirá para a melhoria da educação e da família.

Estamos acostumados a dizer sim para nossos pequenos, para tudo que eles almejam ou pedem. Esquecemos, muitas vezes dos conselhos dele, de que a criança precisa ter limite, deve aprender a ser educada, não somente pelo “obrigado...ser educado é ser ético, progressivo, competente e feliz” , “que o professor tem que sair da sua comodidade de levar matéria que aprendeu há 20 anos e ficar repetindo”, ele tem que estimular, ser parceiro na construçao do saber.

Içame será saudade para todos os brasileiros nessa pátria que hoje é regida por leis absurdas, na qual a palmada já é motivo de processo, onde a falta de limite reina em todos os lugares. Pais se tornam filhos e vice-versa; crianças que comandam a casa com seus jeitinhos.

Nessa inversão de valores, esse educador vai fazer falta. Quem alertará os futuros cidadãos do Brasil? Questão difícil de ser respondida, mas motivo de reflexão para os responsáveis por esse destino. Os “Anjos Caídos”- título do livro há pouco lançado por esse ilustre autor, ficarão com asas cortadas por mais tempo. Uma perda irreparável para os pais, para a escola, para a sociedade em geral.

Só nos resta conformar com esse triste destino e acreditar que sua imortalidade nos trará o passo a passo nessa cartilha da vida, na qual daremos continuidade naquilo que ele começou quando afirmou que “a educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre”.

(*) Maria José de Assis, professora.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)