Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/09/2007 07:22

IBGE revela municipios sem gestão exclusiva cultural

Alana Gandra/ABr

Rio de Janeiro - O Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que não há uma gestão exclusiva nas cidades brasileiras para a área da cultura.

Mesmo assim, 57,9% dos municípios têm uma política voltada para a cultura e, desse total, 51,7% implantaram ações culturais no ano passado, para variados públicos.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, disse que a pesquisa marca a continuidade de uma parceria com o Ministério da Cultura e revela que predomina nos municípios uma gestão cultural acoplada a outros temas, como educação, esporte e turismo. Entre os 5.564 municípios brasileiros, esse percentual atinge 72%.

“Há ainda nos municípios uma estrutura onde a cultura está sempre subordinada ou associada a outras secretarias”, afirmou Nunes, que destacou a "tendência, com o investimento feito, de cada vez mais as secretarias municipais de cultura assumirem responsabilidades maiores”.

Em 6,1% das cidades, a atividade cultural está vinculada de forma direta à chefia do Executivo e aí ela passa a ser vista mais como uma área produtora de eventos para melhoria da imagem do governo municipal, aponta a pesquisa. Segundo o IBGE, a falta de um órgão gestor específico para a cultura esvazia em parte a importância que deveria ser dada ao setor.

Nunes lembrou que o IBGE já se dedica a um trabalho para discutir com clareza o âmbito da atividade cultural, ao destacar que a pesquisa objetiva fortalecer a criação de um sistema de informações, a fim de medir e quantificar a importância dessa atividade, o que inclui o tempo que cada cidadão dedica à atividade cultural.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)