Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

18/09/2007 07:22

IBGE revela municipios sem gestão exclusiva cultural

Alana Gandra/ABr

Rio de Janeiro - O Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que não há uma gestão exclusiva nas cidades brasileiras para a área da cultura.

Mesmo assim, 57,9% dos municípios têm uma política voltada para a cultura e, desse total, 51,7% implantaram ações culturais no ano passado, para variados públicos.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, disse que a pesquisa marca a continuidade de uma parceria com o Ministério da Cultura e revela que predomina nos municípios uma gestão cultural acoplada a outros temas, como educação, esporte e turismo. Entre os 5.564 municípios brasileiros, esse percentual atinge 72%.

“Há ainda nos municípios uma estrutura onde a cultura está sempre subordinada ou associada a outras secretarias”, afirmou Nunes, que destacou a "tendência, com o investimento feito, de cada vez mais as secretarias municipais de cultura assumirem responsabilidades maiores”.

Em 6,1% das cidades, a atividade cultural está vinculada de forma direta à chefia do Executivo e aí ela passa a ser vista mais como uma área produtora de eventos para melhoria da imagem do governo municipal, aponta a pesquisa. Segundo o IBGE, a falta de um órgão gestor específico para a cultura esvazia em parte a importância que deveria ser dada ao setor.

Nunes lembrou que o IBGE já se dedica a um trabalho para discutir com clareza o âmbito da atividade cultural, ao destacar que a pesquisa objetiva fortalecer a criação de um sistema de informações, a fim de medir e quantificar a importância dessa atividade, o que inclui o tempo que cada cidadão dedica à atividade cultural.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)