Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/11/2004 13:17

IBGE :Reajuste nos combustíveis influencia inflação

Cristiane Ribeiro / ABr

Os reajustes nos preços dos combustíveis foram os maiores responsáveis pela alta da inflação no mês de outubro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para fixar as metas inflacionárias, e divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 0,44% ante o índice de 0,33% registrado em setembro. Além da gasolina, álcool, gás de cozinha e as tarifas aéreas, que aumentaram por causa do reajuste do querosene de aviação, o IPCA também subiu por causa dos aumentos nos preços dos automóveis novos e dos artigos de vestuário.

Segundo a gerente de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, "os aumentos nos preços do aço e das resinas plásticas que vêm acontecendo ao longo do ano estão impactando nos preços dos carros novos, dos acessórios e peças para veículos e também dos eletrodomésticos". No ano, os automóveis novos já acumulam aumento de 12,24%, as peças e acessórios de 17,44% e os eletrodomésticos de 8,58%.

Já os alimentos ajudaram a segurar a inflação. Em outubro, os preços caíram ainda mais do que em setembro. "O recuo dos preços dos alimentos foi favorecido pela queda do dólar, pela boa safra agrícola e ainda pela desaceleração dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional, como o trigo, a soja e seus derivados", explicou Eulina. Em outubro, os alimentos apresentaram deflação de 0,23%, depois da queda de 0,19% em setembro. As principais quedas foram da cebola, tomate, farinha de trigo e óleo de soja.

Para novembro, a expectativa é que a inflação continue pressionada pelos mesmos itens que impactaram em outubro. "Além do resíduo do reajuste dos combustíveis, haverá o impacto do reajuste da telefonia fixa e da energia elétrica no Rio de Janeiro", destacou Eulina.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)