Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE reafirma que Três Lagoas possui 85 mil habitantes

Aline dos Santos - Campo Grande News - 04 de setembro de 2007 - 15:17

Após a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), ter colocado em xeque a Contagem da População feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na cidade, o instituto informou que não há dúvidas quanto ao número obtido pelos recenseadores. Conforme o IBGE, Três Lagoas possui 85.113 habitantes, o número divulgado na última sexta-feira é abaixo da estimativa feita pelo órgão federal em 2006, que era de 87.113 pessoas.

Em entrevista ao Perfil News, o chefe da agência do IBGE na cidade, Jesus Garcia de Camargo, disse que alguns fatores contribuíram para que a população tivesse a noção de que há mais habitantes, como o número de imóveis e pessoas que possuem residência em outras cidades. “Quem estava na cidade até o dia 31 de março entrou na estatística. Ficou de fora quem nasceu no dia seguinte. Quem morreu até o dia 31 também foi contado”, explicou.

Quanto à existência de 32.233 residências com padrão de energia da Elektro (concessionária de energia elétrica que opera em Três Lagoas), Jesus ressaltou que algumas estavam vazias durante a realização do censo. “A polêmica toda está sendo gerado por questões políticas já que se houver população acima de 100 mil pessoas o número de cadeiras na Câmara aumenta e o repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] também”, salientou o chefe do IBGE.

Ontem, a prefeita considerou a possibilidade de solicitar recontagem ao IBGE. “Eu até poderia concordar se os números apresentassem uma população em torno de 95 mil habitantes. Abaixo disso eu não acredito”, declarou. Confrontando os números do instituto com os da Elektro, a reportagem do Perfil News, chegou à estimativa de que o município teria cerca de 104 mil habitantes. “A cidade não terá 104 mil habitantes nem daqui a 20 anos”, enfatiza Jesus Camargo. As prefeituras têm até 15 de outubro para recorrerem, caso discordem dos dados apurados pelo IBGE.

SIGA-NOS NO Google News