Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE: população diminuirá em 50 anos

05 de outubro de 2007 - 15:58

A população brasileira vai começar a diminuir a partir da década de 2060, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na contagem da população que está senda realizada pelo órgão.

O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, disse que essa mudança se deve à queda na taxa de fecundidade da população, principalmente nas zonas rurais das cidades do interior do país e no Nordeste.

“Até a década de 60 deste século, a população brasileira continuará crescendo, mesmo que num ritmo menor. Mas dentro de uns 50 anos teremos uma redução da população”, disse Nunes em entrevista à Globo News.

“Nas regiões Sul e Sudeste mantém-se o processo de redução da fecundidade. Mas isso também está se acelerando na região Nordeste brasileira”, afirmou.

Ele afirmou também que os dados apurados até o momento surpreenderam o instituto, que esperava encontrar nos municípios com até 170 mil habitantes (alvo do levantamento) um número maior de brasileiros.

O presidente do IBGE destacou também que o percentual de pessoas que moram na zona rural das pequenas e médias cidades vem caindo em um ritmo menor. Hoje, essas cidades têm 25% da população na área rural, acima da média nacional, que é de 17%.

“Ainda é uma região que tem uma grande população rural. A saída [do campo para a cidade] existe, mas não no ritmo que existia no passado”, afirmou.

Nunes afirmou também que ficou surpreso com o aumento da longevidade dos brasileiros. Foram encontrados, por exemplo, mais de 10 mil pessoas com mais de 100 anos de idade.



G1

SIGA-NOS NO Google News