Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE: país perde 13% da safra de grãos entre o plantio

Cristiane Ribeiro / ABr - 15 de março de 2005 - 16:04

Cerca de 13% da safra brasileira de arroz, feijão, milho, soja e trigo se perdem entre o plantio, a colheita, o transporte e a armazenagem. Um estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça-feira mostra que, entre 1996 e 2002, o país deixou de colher cerca de 28 milhões de toneladas de grãos. O ano mais crítico foi o de 2000, quando se deixou de colher 6,6 milhões de toneladas e a cultura do trigo foi a mais prejudicada, com perdas da ordem de 4,1 milhões de toneladas, ou seja, 32% da produção.

Durante a colheita, por exemplo, as perdas destes grãos ocorrem por causa da falta de manutenção das máquinas ou pelas limitações da colheita manual. Em cada 10 sacas, 1,3 se perde. O desperdício maior, no entanto, ocorre no transporte e na armazenagem.

A publicação Indicadores Agropecuários 1996-2002 mostra que as perdas antes da colheita estão relacionadas a fatores climáticos e às doenças da lavoura. Na avaliação do coordenador de Agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, estes fatores não podem ser controlados, mas devem ser amenizados com investimentos. "No caso da seca, o produtor pode proteger sua cultura investindo em irrigação. No caso da chuva, é recomendável que o produtor faça um gerenciamento para saber a melhor época de plantio e quanto às doenças, o uso de defensivos ainda é a melhor prática", disse.

Para Lauria, as perdas com o transporte só serão resolvidas com a melhoria da infra-estrutura das estradas. Cerca de 67% da produção brasileira é escoada pelas rodovias, que em sua maioria (80%) apresentam mal estado de conservação. Dados da Confederação Nacional de Agricultura indicam que o prejuízo com o derrame de grãos durante o transporte rodoviário chega a R$ 2,7 bilhões a cada safra.

Quanto ao armazenamento, as perdas estão relacionadas à falta de mão-de-obra qualificada para o manuseio dos grãos e também pelas condições inadequadas dos silos de estocagem.

O engenheiro agrônomo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Nilton Pereira da Costa, especialista em soja e que também participou do estudo, disse que a expectativa de perda de soja para a safra 2004/2005 é de 44 milhões de sacas, ou seja, 2,6 milhões de toneladas, o que corresponde a quase 3% da produção estimada para este ano. Em valores, as perdas chegam R$ 1,3 bilhão, dinheiro que, conforme explicou, daria para comprar 12 mil tratores, ou 62 mil carros populares, ou ainda 8,2 milhões de cestas básicas.

SIGA-NOS NO Google News