Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE lança o mapa digital Brasil ao Milionésimo

Cristiane Ribeiro/ABr - 03 de dezembro de 2003 - 09:23

Os 8,5 milhões de quilômetros quadrados que formam a área total do Brasil já podem ser vistos num arquivo digital. O mapa, na escala de 1 por um milhão, permite a visualização de informações sobre todo o país, inclusive de população, relevo hidrografia, recursos minerais, malha viária, áreas protegidas e reservas indígenas, portos e aeroportos, represas e usinas.

A chamada Base Cartográfica Integrada Digital do Brasil ao Milionésimo foi lançada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em CD-ROM e será entregue em janeiro de 2004 para a Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto Global Mapping das Nações Unidas foi proposto durante a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, e tem a participação de 120 países. Por meio dos mapas cartografados na mesma escala é possível, por exemplo, prevenir desastres ambientais e monitorar ações em nível mundial. Em termos nacionais, o mapeamento possibilita a localização de fenômenos e serve de base para retratar a distribuição do território e da população.

De acordo com o IBGE, esta versão digital do mapa do Brasil traz, pela primeira vez, o arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas São Pedro e São Paulo, por exemplo, no local exato em que se encontram, já que estas coordenadas eram encartadas em outras folhas nos atlas impressos.

SIGA-NOS NO Google News