Cassilândia, Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

13/01/2005 13:42

IBGE divulga nesta sexta-feira inflação oficial de 2004

Stênio Ribeiro/ABr

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) marcou para esta sexta-feira o anúncio da inflação de dezembro, estimada pelo relatório de "Indicadores Consolidados" do Banco Central em 0,78%. A projeção é a mesma do último Boletim Focus, que mostra todas as semanas as tendências do mercado para os principais indicadores da economia.

Caso o prognóstico se confirme, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede os gastos de famílias até 40 salários mínimos, fechará 2004 em 7,51%, 36,5% maior que a meta de 5,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O IPCA é o parâmetro oficial para as metas de inflação acertadas com o FMI, que têm tolerância de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Caso se confirmem as projeções, o resultado ficará perto do teto sugerido, apesar de o BC ter retomado a política de ajustes monetários (aumentos da taxa básica de juros) em setembro último, elevando-a de 16% para 17,75% ao ano no encerramento de 2004. Essa tendência de alta deve ser mantida na reunião que o Comitê de Política Monetária (Copom) fará na semana que vem, conforme expectativas do mercado.

Segundo as estimativas dos índices de preços do BC, no entanto, a redução verificada em dezembro para os preços industriais no atacado sinaliza queda da inflação já a partir deste mês. Em projeções para os cinco primeiros meses do ano, o relatório do BC calcula IPCA médio de 0,60% em janeiro e fevereiro, média de 0,40% para março e abril, com queda para 0,30% em maio.

A inflação de 2,33% de janeiro a maio seria uma grande contribuição para a equipe econômica reduzir o acumulado de 2005 para perto da meta de 4,5%, traçada pelo CMN, mas já ajustada para 5,1% pelo BC. O relatório trimestral de inflação distribuído pelo BC no mês passado cita, porém, a perspectiva de 5,3%, mais em linha com a projeção do mercado, de 5,6%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 16 de Setembro de 2019
Domingo, 15 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 14 de Setembro de 2019
20:45
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)