Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE confirma alto consumo de carboidratos no Brasil

Érica Santana/ABr - 17 de março de 2005 - 10:32

O estudo Indicadores Agropecuários 1996-2003, divulgado nessa terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmou o alto consumo de carboidratos no Brasil. Com base em uma tabela de disponibilidade, o IBGE calculou a quantidade per capita de carboidratos, lipídios e proteínas ingeridas pelos brasileiros tomando como base os três produtos mais consumidos pela população: arroz beneficiado, feijão e farinha de trigo,.

De acordo com o coordenador de Agropecuária do instituto, Carlos Alberto Lauria, os dados revelam a preferência nacional por carboidratos. "O que o estudo aponta é que existe uma disponibilidade de carboidratos bem maior que de proteínas. Na realidade, o brasileiro tem uma tendência muito grande para alimentos como o pão, massas e macarrão. A tendência é mais para carboidratos que para outros produtos como proteína".

Para chegar a essa conclusão, o IBGE transformou a produção dos grãos em um fator de conversão para carboidratos. "Não existe um levantamento específico para a quantidade de carboidratos, apenas uma conversão da produção de trigo, por exemplo, para a quantidade de carboidratos que aquele produto proporciona", explicou Lauria. O estudo revelou ainda que a disponibilidade interna per capita de farinha de trigo é bastante elevada, comparada ao consumo de arroz, alimento mais consumido no mundo.

SIGA-NOS NO Google News