Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE conclui censo dia 21, com atraso de mais 1 mês

Marta Ferreira - Campo Grande News - 17 de setembro de 2007 - 13:44

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) encerra no dia 21, a próxima sexta-feira, a fase de coleta de dados do censo 2007, com atraso de mais de um mês em relação ao prazo inicial previsto, que era concluir essa etapa até 31 de julho. O atraso se deve, conforme o órgão, ao alto número de domicílios que foram encontrados fechados. Mesmo com as prorrogações do trabalho de coleta de dados, ainda há, no Estado, 1,4 mil residências cujos donos não foram encontrados para responder ao questionário.

Com isso, o prazo para realização do censo, que era previsto inicialmente em 3 meses, a partir de abril, vai fechar com mais de 4 meses.

Dos domicílios fechados, 800 são em Campo Grande e 600 no interior. Para tentar agilizar o trabalho, o IBGE está fazendo o recenseamento até por telefone. Para isso, basta a pessoa ligar para um serviço gratuito e informar que ainda não respondeu ao questionário. O trabalho pode ser feito por telefone só quando a pessoa concorda, segundo as informações do Instituto.

A assessoria de imprensa do IBGE em Campo Grande informou que não haverá nova prorrogação de prazo e que, a partir de sexta, os domicílios onde não foram encontrados constaram como fechados no resultado final do censo.

A previsão é que os dados genéricos sejam publicados no Diário Oficial já no dia 27 de setembro. A partir daí, as prefeituras terão 20 dias para contestar a contagem populacional, item importante na divisão de recursos públicos.
O resultado preliminar da contagem populacional, divulgado no dia 31 de agosto, aponta que em Mato Grosso do Sul a população cresceu 7% desde 2000.

Os dados demonstram que o Estado tem 2.224.980 habitantes, 145.461 a mais do que o número estimado em 2000. O que chama atenção nos dados preliminares que o Instituto divulgou é o fato de que 26 municípios, um terço do total, tiveram queda no número de moradores.

A maior queda real foi em Corumbá, que perdeu, conforme a contagem populacional do IBGE, 2906 moradores entre 2000 e 2007. Em percentual, a diferença é de 3%. Camapuã também registrou redução acentuada: 3.281 moradores, porém o município foi desmembrado em 2005 para a criação de Figueirão.
Na outra ponta, dos municípios que tiveram aumento de população, o destaque é para Sidrolândia, vizinha a Campo Grande. A cidade teve um crescimento de 62% na população, passando de 23.483 em 2000 para 37.548 este ano.

Motivos - O atraso na conclusão do levantamento deve-se, principalmente, aos problemas enfrentados pelos recenseadores para conseguir localizar os moradores. Desde abril, quando começou a contagem, eles encontraram 2,5 mil imóveis fechados, 2 mil desses em Campo Grande.

Os 1,5 mil profissionais responsáveis pelo trabalho depararam, ainda, com uma maior recusa por parte das pessoas, principalmente noscondomínios fechados, para responder os questionários.
Outra dificuldade relatada foi de adaptação à nova tecnologia usada no censo, com a utilização de computadores de mão.

Quem ainda não respondeu ao censo pode procurar o IBGE no telefone 0800 721 31 31. É importante saber, antes de telefonar, se o imóvel não foi recenseado por outro morador.

SIGA-NOS NO Google News