Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE: alta de bens de capital é a maior desde 2004

03 de junho de 2008 - 14:57

A expansão de 30,1% da produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) em abril em relação a igual período do ano passado foi a maior neste tipo de comparação desde agosto de 2004, quando atingiu 30,8%, informou hoje o IBGE. A produção de máquinas e equipamentos cresce há 22 meses seguidos levando-se em conta a base de comparação com igual mês do ano anterior.

A gerente de Análise e Estatísticas Derivadas do IBGE, Isabella Nunes, destacou a importância dos bens de capital porque significam investimentos e aumento do potencial de crescimento futuro de outros setores. "O consumo interno ainda está muito aquecido, mas do lado da produção vemos elevadas taxas de aumento de investimento (produção e importação de bens de capital grandes e crescendo) que podem garantir crescimento sem maiores pressões", disse Isabella.

Ela também comentou que em bens de capital, o índice de difusão alcança 86,6%, indicando que este é o porcentual de produtos do segmento que cresceu em relação a abril de 2007, enquanto o índice geral da indústria é de 64,4%. "O consumo interno ainda está muito aquecido, mas do lado da produção, vemos elevadas taxas de aumento de investimento que podem garantir crescimento sem maiores pressões" , disse Isabella.

Em abril na comparação com igual período do ano passado, a produção de bens de capital se acelerou principalmente quanto às máquinas e equipamentos destinados aos setores de transporte (+42,3% em abril em relação a igual período de 2007); e uso misto, como informática e telefonia celular (+ 26,7% na mesma comparação). Para o setor de agricultura, o crescimento das máquinas e equipamentos foi de 37,3%; para a indústria, foi de 17,7%; para a construção, 9,3% e para energia, 11,1%.





Com informações da Agência Estado

SIGA-NOS NO Google News