Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/05/2004 15:00

IBGE alerta sobre e-mail falso

Dourados News

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um alerta em seu site a respeito de um e-mail fraudulento que circula pela Internet sobre um suposto censo online. A mensagem é assinada por um falso diretor do instituto, com o nome de Sérgio da Costa Neto de Andrade, e convida os destinatários a preencherem um formulário que inclui dados de conta bancária.

A abordagem indica mais um phishing scam, tentativa de obter dados pessoais e bancários para posteriores ataques. A falsa mensagem possui características desse tipo de golpe, entre as quais flagrantes erros de português e a solicitação de dados privados, como endereço de e-mail e a instituição bancária onde o destinatário possui conta.

A metodologia de pesquisa online não é utilizada pelo Instituto. "A Direção do IBGE no Rio de Janeiro informa aos jornalistas e à população em geral, que este não é, em nenhuma hipótese, o procedimento da Instituição e que a realização de toda e qualquer pesquisa, seja censitária ou por amostragem, é precedida de debates com os usuários, tem as datas de realização e de apuração informadas no site do IBGE na Internet e que, sobretudo, nenhum domicílio a ser visitado é pego de surpresa. Ao ser escolhido para uma amostra, seja domicílio, empresa ou instituição, todos recebem antes uma carta do IBGE avisando e prevenindo os informantes de que receberão a visita de um agente da Instituição, devidamente credenciado", informa o aviso.

O IBGE lembra que segue a "Lei do Sigilo", que o impede de relacionar as informações prestadas ao instituto a indivíduos, de forma que possa identificá-los, como no caso de preenchimento de endereços de e-mail. Segundo o IBGE, a Polícia Federal foi acionada para identificar a origem da mensagem fraudulenta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)