Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE alerta sobre e-mail falso

Dourados News - 03 de maio de 2004 - 15:00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um alerta em seu site a respeito de um e-mail fraudulento que circula pela Internet sobre um suposto censo online. A mensagem é assinada por um falso diretor do instituto, com o nome de Sérgio da Costa Neto de Andrade, e convida os destinatários a preencherem um formulário que inclui dados de conta bancária.

A abordagem indica mais um phishing scam, tentativa de obter dados pessoais e bancários para posteriores ataques. A falsa mensagem possui características desse tipo de golpe, entre as quais flagrantes erros de português e a solicitação de dados privados, como endereço de e-mail e a instituição bancária onde o destinatário possui conta.

A metodologia de pesquisa online não é utilizada pelo Instituto. "A Direção do IBGE no Rio de Janeiro informa aos jornalistas e à população em geral, que este não é, em nenhuma hipótese, o procedimento da Instituição e que a realização de toda e qualquer pesquisa, seja censitária ou por amostragem, é precedida de debates com os usuários, tem as datas de realização e de apuração informadas no site do IBGE na Internet e que, sobretudo, nenhum domicílio a ser visitado é pego de surpresa. Ao ser escolhido para uma amostra, seja domicílio, empresa ou instituição, todos recebem antes uma carta do IBGE avisando e prevenindo os informantes de que receberão a visita de um agente da Instituição, devidamente credenciado", informa o aviso.

O IBGE lembra que segue a "Lei do Sigilo", que o impede de relacionar as informações prestadas ao instituto a indivíduos, de forma que possa identificá-los, como no caso de preenchimento de endereços de e-mail. Segundo o IBGE, a Polícia Federal foi acionada para identificar a origem da mensagem fraudulenta.

SIGA-NOS NO Google News