Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ibama vai investigar incêndio na Serra dos Órgãos

Agência Brasil - 12 de setembro de 2004 - 07:21

Peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começam, na semana que vem, uma investigação para apurar as causas do incêndio que destruiu cinco hectares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos na sexta-feira passada (4).

Os técnicos do Ibama trabalham com duas hipóteses para explicar a origem do fogo. Ele pode ter surgido a partir do acostamento da estrada ou a partir de uma queimada em área de agricultura. É necessário, entretanto, esperar o laudo pericial.

Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o instituto tem feito um trabalho permanente de conscientização dos agricultores no entorno do Parque, explicando como deve ser feit o controle das na área de plantio. A assessoria acrescentou que é grande a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por uma queimada.

Caso a hipótese da queimada seja confirmada, o responsável pode ser processado por crime ambiental. Entre as penas previstas estão o pagamento de R$1,5 mil por hectare queimado e a reclusão do culpado por até quatro anos.

O incêndio começou fora do parque, numa localidade conhecida como Jacó, nas margens da Estrada Teresópolis-Itaipava. No entanto, com a ação dos ventos, o fogo rapidamente se espalhou para uma área equivalente a 70 campos de futebol.

Com informações do Ibama

SIGA-NOS NO Google News