Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2005 21:44

Ibama suspende por 30 dias emissão de ATPFs

Fernanda Muylaert/ABr

A emissão das Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) está suspensa por um período de até 30 dias nos estados do Pará, Rondônia e Maranhão. A decisão, tomada ontem (26) pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.

De acordo com o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, a liberação das autorizações será feita de forma gradual, podendo ocorrer antes do prazo previsto na portaria. "As ATPFs serão suspensas apenas nos casos de empresas irregulares e daquelas que tiveram os nomes envolvidos na Operação Ouro Verde", afirmou. A operação, uma ação conjunta do Ibama e da Polícia Federal, desbaratou uma quadrilha responsável por falsificar os documentos.

Hummel garantiu ainda que todos os pedidos de ATPF serão analisados pelas gerências do Ibama nos três estados: "Não estamos aqui para prejudicar a rotina econômica das empresas que trabalham legalmente. O que vamos fazer é separar o joio do trigo". A portaria publicada hoje determina também a suspensão, por tempo indeterminado, do credenciamento de servidores responsáveis pelo monitoramento de produtos florestais, em especial a madeira e o carvão.

Segundo a Polícia Federal, já foram presas 43 pessoas, entre empresários, madeireiros, revendedores de carros, fiscais da Fazenda no Pará e despachantes. A expectativa é a de que mais sete mandados de prisão sejam cumpridos, além dos 78 de busca e apreensão já executados no Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Rondônia. A Operação Ouro Verde apreendeu ATPFs falsas, armas e carros de luxo, nas casas e escritórios dos presos.

Hummel disse ainda esperar que "essas ações contribuam para uma forte redução dos índices de desmatamento e também para o ordenamento do setor madeireiro na região".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)