Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ibama lança Atlas de Conservação na Natureza

ABr - 10 de maio de 2005 - 06:28

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lança hoje (10) o Atlas de Conservação da Natureza Brasileira, uma publicação sobre as Unidades de Conservação (UC) federais. O livro possui 336 páginas e traz cerca de 200 fotografias de todas as unidades, revelando paisagens e espécies características de cada bioma.

O Brasil é a segunda nação do mundo, em termos percentuais, que mais protege ambientalmente seu território, suas espécies e seus ecossistemas. O governo brasileiro mantém 243 unidades de conservação, que somam 52 milhões de hectares representativos de todos os biomas nacionais (49,4% na Amazônia; 12,5% na Mata Atlântica; 10,3% na Caatinga; 23,9% no Cerrado; 1,8% no Pantanal e 2,1% nos Pampas).

O Atlas reúne, além de informações inéditas e fotografias, imagens de satélite e mais de 40 mapas produzidos especialmente para a obra. Cada unidade de conservação é apresentada no âmbito de sua região, porém agrupada dentro de cada categoria a que pertence. As categorias de unidades de conservação federais existentes no país são: parque nacional, reserva biológica, estação ecológica, refúgio de vida silvestre, área de proteção ambiental, área de relevante interesse ecológico, reserva extrativista, floresta nacional e reserva particular do patrimônio natural.

SIGA-NOS NO Google News