Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/11/2006 13:53

Ian Thorpe anuncia aposentadoria precoce aos 24 anos

Campeão olímpico e mundial, o australiano Ian Thorpe anunciou na noite desta segunda-feira (manhã de terça na Austrália) sua aposentadoria das piscinas. O nadador tem 24 anos.

"Eu decidi não continuar mais com a minha carreira profissional", decretou o "Thorpedo", apelido do atleta, em entrevista coletiva em Sydney. "Estou muito orgulhoso da decisão que anuncio para vocês agora. Nenhum dos meus objetivos inclui quebrar mais recordes mundiais. Eu sei como fazer isso, mas não estou mais inspirado como eu deveria estar."

A definição pelo fim da carreira, disse Thorpe, começou no início da madrugada de domingo, quando ele amadureceu a idéia de não competir no Campeonato Mundial de 2007, em Melbourne. "Às 2h53 de domingo eu decidi que não nadaria o Mundial."

"Depois, eu também tomei essa difícil decisão, que é a de não continuar com a minha carreira profissional. Tenho pensado nisso desde sempre, e hoje aconteceu. Tenho só 24 anos, sou jovem o bastante para ver que ainda tenho novos desafios e aceito-os dentro de minha vida", comentou o nadador, nascido a 13 de outubro de 1982.

Thorpe é apontado como um dos maiores atletas da história da natação, com 11 títulos mundiais, cinco medalhas de ouro em Olimpíadas e 13 recordes mundiais individuais em piscina longa (50 m).

Mas, cansado pelo forte ritmo de treinamento de um atleta de alto nível, ele tirou um ano de férias depois de conquistar os títulos dos 200 m e 400 m nado livre nos Jogos de Atenas em 2004. Seu retorno foi constantemente adiado, ora por problemas físicos e lesões, ora por falta de motivação.

Os meios de comunicação da Austrália já haviam adiantado que Thorpe possivelmente se retiraria da carreira, já que ele ainda sentiria os efeitos de uma febre glandular no início deste ano. O problema o afastou dos Jogos Commonwealth, que reúnem os países da comunidade britânica, em março.

Depois, ele morou provisoriamente por três meses em Los Angeles, nos Estados Unidos, em uma tentativa de revitalizar sua vontade de nadar. Thorpe disse que sentiu que chegou ao máximo de sua condição física durante o período longe da Austrália, mas que, ao mesmo tempo, passou a questionar seu futuro no esporte.

"Em Los Angeles, eu fiquei muito bem fisicamente, minha mente também chegou ao seu ápice, e eu comecei a me fazer uma série de perguntas. Passei a me ver como pessoa. Daí, surgiu outra questão: o que seria da minha vida sem a natação? Percebi que eu não tinha feito da minha vida o que ela deveria ser. Achei que eu tinha de provar outras coisas e deixar a natação de lado", afirmou.

"Estou ansioso por essa minha nova fase, e esse novo momento é o mais importante para mim agora. É uma decisão emocional porque eu vejo minha carreira inteira de natação passar pelos meus olhos. Eu tinha uma grande carreira. Não é o melhor momento para eu deixar o esporte, mas é o meu momento", completou.

Sobre a possibilidade de voltar a nadar no futuro, Thorpe não deixou a porta aberta. "Isso não é uma coisa que vai acontecer", decretou.

Agora ex-atleta, Thorpe não revelou seus planos para a vida longe das piscinas, mas deu indícios de que pode seguir uma carreira na televisão australiana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)