Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro realiza colheita para sorologia de aftosa em MS

Kadijah Suleiman Jaghub - Portal do Governo - 07 de maio de 2007 - 14:38

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) já está fazendo, paralelamente à vacinação contra a febre aftosa, a colheita de material para a realização de inquérito sorológico para avaliação de circulação viral da doença. Nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, a colheita será feita somente no mês de junho, quando ocorrerá a vacinação dos animais da região.

As determinações para o trabalho, exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estabelecem que os animais envolvidos no inquérito (36 mil em cada uma das duas amostragens) não poderão ser vacinados contra a aftosa até que exista autorização oficial para isso.

“Essa exigência do Ministério visa à restituição do status de área livre de febre aftosa com vacinação para Mato Grosso do Sul”, informa o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha.

A campanha de vacinação, exceto na área de risco sanitário (Eldorado, Mundo Novo e Japorã), foi lançada na quarta-feira (2) pelo governador André Puccinelli, na Embrapa Gado de Corte. A imunização vai de 2 a 30 de maio na região de Planalto, e o registro da vacina deve ser feito na Iagro até o dia 15 de junho. No Pantanal, a vacinação vai até 15 de junho e o registro, até o dia 30 do mesmo mês. A previsão é de que todo o rebanho, cerca de 24,7 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado.

SIGA-NOS NO Google News