Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro participa de treinamento sobre controle da raiva

08 de agosto de 2007 - 14:02

Funcionários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) que trabalham no controle da raiva herbívora participam durante esta semana, em Cáceres (MT), do treinamento do Programa de Combate da Raiva em Herbívoros, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A finalidade é o aprimoramento técnico, a troca de experiências, harmonização de procedimentos em nível nacional e a conscientização da relevância da ação dos profissionais em sua atividade de controle dos transmissores.

O treinamento, que é uma promoção do Departamento de Saúde Animal do Mapa, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), tem como enfoque o controle da população dos morcegos Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva para os herbívoros.

"Estamos aqui com servidores das equipes de captura de morcegos e é uma troca de conhecimentos fantástica com aulas teóricas e práticas", destaca o coordenador estadual do Programa de Controle de Raiva Herbívora da Iagro, Ademar Etiro Mori.

Cursos

De acordo com o Mapa, serão capacitados, por meio de quatro cursos, 140 equipes exclusivas de controle dos morcegos de todos os estados do País. A primeira edição do treinamento aconteceu em julho, em Guararema (SP), com a participação das equipes das regiões Sul e Sudeste. Em Cáceres, estão reunidas as equipes do Centro-Oeste.

O conteúdo programático do curso enfoca procedimentos para localização de abrigos de morcegos hematófagos (vampiros), cadastramento dos abrigos, procedimentos de captura e aplicação de produtos vampiricidas.

Conscientização

A raiva é uma doença fatal. No Brasil, a raiva dos herbívoros é responsável por prejuízos econômicos diretos de cerca de 15 milhões de dólares por ano, com morte de cerca de 40 mil cabeças bovinas e outros herbívoros.

As estratégias de combate da raiva são vacinação, vigilância e, principalmente, controle da população do morcego Desmodus rotundus. Para a conscientização do controle da raiva, foi instituído o dia 8 de setembro como o Dia Mundial da Raiva.

SIGA-NOS NO Google News