Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/08/2007 14:02

Iagro participa de treinamento sobre controle da raiva

Funcionários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) que trabalham no controle da raiva herbívora participam durante esta semana, em Cáceres (MT), do treinamento do Programa de Combate da Raiva em Herbívoros, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A finalidade é o aprimoramento técnico, a troca de experiências, harmonização de procedimentos em nível nacional e a conscientização da relevância da ação dos profissionais em sua atividade de controle dos transmissores.

O treinamento, que é uma promoção do Departamento de Saúde Animal do Mapa, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), tem como enfoque o controle da população dos morcegos Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva para os herbívoros.

"Estamos aqui com servidores das equipes de captura de morcegos e é uma troca de conhecimentos fantástica com aulas teóricas e práticas", destaca o coordenador estadual do Programa de Controle de Raiva Herbívora da Iagro, Ademar Etiro Mori.

Cursos

De acordo com o Mapa, serão capacitados, por meio de quatro cursos, 140 equipes exclusivas de controle dos morcegos de todos os estados do País. A primeira edição do treinamento aconteceu em julho, em Guararema (SP), com a participação das equipes das regiões Sul e Sudeste. Em Cáceres, estão reunidas as equipes do Centro-Oeste.

O conteúdo programático do curso enfoca procedimentos para localização de abrigos de morcegos hematófagos (vampiros), cadastramento dos abrigos, procedimentos de captura e aplicação de produtos vampiricidas.

Conscientização

A raiva é uma doença fatal. No Brasil, a raiva dos herbívoros é responsável por prejuízos econômicos diretos de cerca de 15 milhões de dólares por ano, com morte de cerca de 40 mil cabeças bovinas e outros herbívoros.

As estratégias de combate da raiva são vacinação, vigilância e, principalmente, controle da população do morcego Desmodus rotundus. Para a conscientização do controle da raiva, foi instituído o dia 8 de setembro como o Dia Mundial da Raiva.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)