Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro orienta produtor a vacinar contra raiva este mês

Fernanda Mathias/ABr - 28 de abril de 2004 - 14:30

Aproveitando a campanha de imunização contra febre aftosa, a partir de maio, o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) está orientando os produtores de Mato Grosso do Sul a vacinarem também contra raiva nos 14 municípios de vacinação obrigatória.
A imunização é anual é deve ser efetuada, obrigatoriamente, nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Bodoquena, Corguinho, Rio Verde, Rio Negro, Jardim, Caracol, Porto Murtinho, Bela Vista. O ideal, porém, segundo o coordenador do programa estadual de Combate à Raiva, Ademar Etiro Mori, afirma que o período ideal para imunização é em novembro, considerando o período que o organismo do animal leva para que a vacina produza imunidade.
O que tem gerado preocupação das autoridades sanitárias são nove focos da doença constatados em Costa Rica, um deles notificado oficialmente e outros na avaliação perifocal, feita por técnicos do Iagro. Este ano 15 focos foram notificados (para cada um deles são estimados outros 8 a 10) no Estado.

SIGA-NOS NO Google News