Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro libera produtos em cidades interditadas

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 24 de outubro de 2005 - 07:00

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou portaria no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira autorizando o transporte de produtos e subprodutos de espécies não suscetíveis à febre aftosa nos cinco municípios interditados em função da constatação da doença, que já atinge três deles. Estão interditados Japorã, Ítaquiraí,m Iguatemi, Mundo Novo e Eldorado. Em Eldorado, Mundo Novo e Japorã foram confirmados focos de febre aftosa, o que levou ao embargo de carnes e subprodutos de Mato Grosso do Sul no mercado mundial e em alguns casos extensivo ao País todo.

A portaria publicada pela Iagro determina que os veículos que forem autorizados a transportar produtos e subprodutos de espécies não suscetíveis à febre aftosa não poderão ter acesso ao interior das propriedades rurais. Além disso terão de passar por um processo rigoroso de desinfecção nas barreiras da Iagro.

A portaria foi adotada devido ao forte baque que a economia dos municípios interditados vem sofrendo desde a confirmação do primeiro foco, em Eldorado, dia 8 de outubro último. Três frigoríficos suspenderam atividades dando férias coletivas aos funcionários, que vivem sob a ameaça de desemprego. Os estoques das indústrias estão abarrotados de carne. Além disso, pecuaristas leiteiros, criadores de frango e produtores de hortifrutícolas vivem situação que beira ao desespero com o embargo aos seus produtos.

SIGA-NOS NO Google News