Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro intensifica vigilância em toda faixa de fronteira

Aline dos Santos / Campo Grande News - 13 de dezembro de 2005 - 15:56

A vigilância sanitária será intensificada em toda faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Conforme o diretor da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, o objetivo é aumentar as inspeções no território que vai de Corumbá a Mundo Novo. “Os postos de fiscalização estavam concentrados nos cinco municípios da zona tampão [Japorã, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Iguatemi] e agora estão sendo remanejados. A medida é para ficarmos mais tranqüilos em relação ao término das operações de combate à aftosa”, aponta.
Cavalléro ressalta que a fiscalização móvel necessita do apoio policial, por isso o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) participa da ação.
Ele destaca que a fiscalização é em toda a faixa fronteiriça, e não em um município em especial. “Desde 1998 a gente ouve um ‘zum zum’ que do outro lado da fronteira tem focos de aftosa”, afirma.
Conforme o secretário de Turismo e Produção, Dagoberto Nogueira, os sindicatos rurais da região de Bela Vista estão denunciando existência de focos no Paraguai. “Diante do que aconteceu em Eldorado, Japorã, os produtores ficam desesperados. E nos procuraram pedindo providências”.
De acordo com Dagoberto, já foi constatado que há focos de aftosa no Paraguai, mas enquanto eles não declararem, não se pode fazer nada. “É preciso resolver o problema do Paraguai. Aqui no Estado, por exemplo, nunca houve ocorrências em Paranaíba ou Coxim, que são distantes da área fronteiriça”, salienta.

SIGA-NOS NO Google News