Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro inicia amanhã vacinação extra contra aftosa

31 de janeiro de 2007 - 08:45

A Iagro (Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal) inicia amanhã a campanha extra de vacinação contra febre aftosa, que deverá imunizar animais de 0 (zero) a 12 (doze) meses em 14 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia.

“O órgão irá realizar a vacinação oficial nos assentamentos e aldeias indígenas da região e, em Porto Murtinho e Corumbá, a campanha, que vai até o dia 28 de fevereiro, será realizada apenas na parte alta dos municípios, não nas áreas de pantanal”, explicou o diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha.

Além dos dois municípios, a campanha atingirá também os rebanhos de Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo e Eldorado. Durante a campanha, a Iagro estima que serão imunizados 826 mil animais, sendo que apenas em Porto Murtinho e Corumbá o total de animais é de 500 mil.

As vacinas necessárias para a campanha foram doadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O diretor-presidente da Iagro informa que, assim que as doses chegarem ao Estado, a agência irá distribuí-las para o produtor.

“Neste momento, a equipe técnica da Iagro estuda a sistemática para a distribuição das vacinas nos municípios”, conclui Bacha, destacando que o produtor não terá ônus na compra das vacinas, já que foram doadas 1 milhão de doses.

Outra ação adotada pelo governo do Estado no sentido de fortalecer a vigilância sanitária animal e vegetal foi o funcionamento de todas as agências da Iagro em expediente de 8 horas. A medida passou a valer a partir do dia 22, e estabeleceu o horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

SIGA-NOS NO Google News