Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/07/2007 16:11

Iagro fecha junho sem registrar surto de raiva herbívora

Kadijah Suleiman Jaghub - Portal do Governo

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) concluiu com balanço positivo o trabalho de intensificação das ações de prevenção e combate à raiva em animais herbívoros no Estado, realizado entre os meses de abril e junho. Neste período ocorre a reprodução dos morcegos e se prolifera a contaminação entre eles, o que propícia o aumento do número de casos da doença.

“Com o nosso serviço de orientação à vacinação e controle de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, evitamos que ocorresse, como nos anos anteriores, surto da doença nesse período crítico”, explica o coordenador estadual do programa de controle de raiva herbívora, Ademar Etiro Mori.



Ele informa que, este ano, foram detectados 14 focos de raiva em 14 propriedades localizadas em oito municípios do Estado, sendo 13 focos em bovinos e um em eqüino (no município de Costa Rica). Entre os focos em bovinos, dois são em Campo Grande, três em Costa Rica, um em Camapuã, um em São Gabriel do Oeste, dois em Jaraguari, outros dois em Nova Andradina, um em Corguinho e outro em Maracaju.



Segundo o coordenador, os trabalhos de prevenção iniciados em janeiro, incluindo a captura de morcegos, continuam sendo feitos. Técnicos da Iagro já visitaram municípios como Pedro Gomes, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Corguinho, Bandeirantes, Dourados e Campo Grande.



Substituição



A Iagro está fazendo uma análise de risco no Estado em virtude da substituição da pecuária tradicional pela lavoura da cana-de-açúcar. “Essa mudança prevê a utilização de um milhão de hectares por usinas sucroalcooleiras e isso poderá acarretar na movimentação dos morcegos hematófagos de uma região para outra, podendo surgir casos de raiva em locais diferentes dos habituais”, conclui Mori.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)