Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro fecha junho sem registrar surto de raiva herbívora

Kadijah Suleiman Jaghub - Portal do Governo - 02 de julho de 2007 - 16:11

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) concluiu com balanço positivo o trabalho de intensificação das ações de prevenção e combate à raiva em animais herbívoros no Estado, realizado entre os meses de abril e junho. Neste período ocorre a reprodução dos morcegos e se prolifera a contaminação entre eles, o que propícia o aumento do número de casos da doença.

“Com o nosso serviço de orientação à vacinação e controle de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, evitamos que ocorresse, como nos anos anteriores, surto da doença nesse período crítico”, explica o coordenador estadual do programa de controle de raiva herbívora, Ademar Etiro Mori.



Ele informa que, este ano, foram detectados 14 focos de raiva em 14 propriedades localizadas em oito municípios do Estado, sendo 13 focos em bovinos e um em eqüino (no município de Costa Rica). Entre os focos em bovinos, dois são em Campo Grande, três em Costa Rica, um em Camapuã, um em São Gabriel do Oeste, dois em Jaraguari, outros dois em Nova Andradina, um em Corguinho e outro em Maracaju.



Segundo o coordenador, os trabalhos de prevenção iniciados em janeiro, incluindo a captura de morcegos, continuam sendo feitos. Técnicos da Iagro já visitaram municípios como Pedro Gomes, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Negro, Corguinho, Bandeirantes, Dourados e Campo Grande.



Substituição



A Iagro está fazendo uma análise de risco no Estado em virtude da substituição da pecuária tradicional pela lavoura da cana-de-açúcar. “Essa mudança prevê a utilização de um milhão de hectares por usinas sucroalcooleiras e isso poderá acarretar na movimentação dos morcegos hematófagos de uma região para outra, podendo surgir casos de raiva em locais diferentes dos habituais”, conclui Mori.

SIGA-NOS NO Google News