Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro faz reuniões em unidades regionais sobre aftosa

Kadijah Suleiman Jaghub - Portal do Governo - 09 de maio de 2007 - 14:54

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) discutem nesta quarta-feira (9) pela manhã, na unidade regional do órgão em Amambai, as estratégias de colheita de material para a realização de inquérito sorológico objetivando a avaliação de circulação viral da febre aftosa.

A colheita, exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo feita no Estado paralelamente à vacinação contra a aftosa. O trabalho inclui amostras de 36 mil animais que não poderão ser vacinados contra a doença até que exista autorização oficial. Em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, a colheita será feita em outros 36 mil animais somente no mês de junho, quando ocorrerá a vacinação dos animais da região.



Ontem à tarde, o diretor-presidente da Iagro falou sobre o trabalho na regional de Dourados. “Os serviços de colheita estão a todo vapor e, de forma geral, estamos cumprindo o cronograma previsto pelo Mapa”, afirma. Ele acrescenta que outras reuniões sobre o assunto já foram realizadas em Naviraí, Aquidauana e Nova Andradina.



A campanha de vacinação, exceto na área de risco sanitário (Eldorado, Mundo Novo e Japorã), foi lançada na quarta-feira (2) pelo governador André Puccinelli, na Embrapa Gado de Corte. A imunização vai de 2 a 30 de maio na região de Planalto, e o registro da vacina deve ser feito na Iagro até o dia 15 de junho. No Pantanal, a vacinação vai até 15 de junho e o registro, até o dia 30 do mesmo mês. A previsão é de que todo o rebanho, cerca de 24,7 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado.

SIGA-NOS NO Google News