Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/07/2004 18:05

Iagro faz restrições para entrada de banana de SP em MS

André Felipe / Campo Grande News

A contaminação de bananas em São Paulo pela doença chamada “sigatoka negra” levou o Mato Grosso do Sul a restringir desde ontem a entrada do produto no Estado. A restrição também se estende para a entrada de mudas e foi anunciada nesta quinta-feira pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), acompanhando a decisão de outros Estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Segundo informações da Iagro, o surgimento da doença em São Paulo levou a adoção desta medida preventiva de fitossanidade para evitar a contaminação da plantação desta cultura no Mato Grosso do Sul. Anteriormente, a doença foi encontrada nos estados da região norte do País e também no noroeste de Mato Grosso.
A entrada do produto proveniente destes estados só será permitida com a apresentação de uma série de documentos, entre eles a permissão de trânsito de vegetais fundamentando em certificado fitossanitário a origem do produto.
Causada pelo fungo Micosphaerella fijiensis, a sigatoka negra é a mais grave e temida doença em bananas, pois ataca praticamente todas as variedades e já dizimou pomares na América Central e no Norte da América do Sul. Focos da doença no Brasil são registrados desde 1998. São Paulo é o maior produtor comercial de banana do País. Em 2003, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo, a cultura da fruta movimentou R$ 413,5 milhões, 60% deste total na região na qual há o foco da doença.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)