Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/07/2004 23:18

Iagro estabelece regras para transporte de cavalos

André Felipe/Campo Grande News

Para evitar a contaminação dos cavalos de Mato Grosso do Sul, o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) estabeleceu nesta tarde medidas de segurança para o transporte interestadual de animais procedentes do Paraná e de Santa Catarina, onde foram detectados, na semana passada, focos da doença conhecida como “mormo” – doença contagiosa de eqüídeos e que pode chegar a contaminar o homem – no município de Indaial.
A medida considera as determinações de uma instrução normativa, de cinco de abril de 2004, que aprova as normas de controle e erradicação do “mormo”. Conforme o gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Osvaldo Pereira Dias, “o trânsito dos animais providos destes Estados ficará, a partir de hoje, condicionado a apresentação de exames de complemento negativo para o mormo, dentro do prazo de validade”.
Segundo informações da Agência Popular, a doença manifesta-se sob as formas nasal, pulmonar e cutânea. Os animais doentes apresentam febre, corrimento nasal, dificuldade respiratória, nódulos nos vasos linfáticos, úlceras e debilitações em geral. A profilaxia baseia-se no isolamento da área onde existirem animais doentes e, caso haja a comprovação da doença, o sacrifício dos animais bem como a cremação é indispensável. O tratamento não é indicado, pois o animais se tornam portadores crônicos e fontes de infecção para outros animais.
Embora não se tenha nenhum registro da doença em Mato Grosso do Sul, só na região nordeste do Brasil, sete focos já foram diagnosticados nos últimos anos. “É importante ficarmos atentos e nos prevenirmos, pois muitos dos nossos eqüídeos de descarte são exportados – por intermédio do Paraná – para países como a Europa e a Ásia que tem a tradição de se alimentar da carne desses animais, e uma possível confirmação dessa doença poderia nos comprometer”, acrescenta o responsável pelo Programa de Controle e Erradicação das Doenças dos Eqüídeos da Iagro, Ademar Etiro Mori.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)