Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/03/2008 15:32

Iagro estabelece regras para trânsito de bovinos na ZAV

Portaria da Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) publicada hoje, em Diário Oficial, estabelece regras para o trânsito de bovinos na ZAV (Zona de Alta Vigilância). Pela medida, o trânsito intra-estadual de animais tendo como origem estabelecimentos rurais localizados na região sanitária do Planalto ou do Pantanal e destinados a estabelecimentos localizados na região sanitária da ZAV é permitido quando cumpridas as seguintes exigências:

I – Os animais deverão estar acompanhados da GTA;

II – Para a emissão da GTA tendo como finalidades a cria, recria, engorda, reprodução ou aglomerações:

a) Bovídeos com idade inferior a 24 meses deverão ter comprovada, no mínimo, 2 vacinações contra febre aftosa, sendo que o prazo de validade da ultima vacinação será de, no máximo, 6 meses. Bovídeos com idade inferior a 12 meses que ainda não receberam a segunda dose de vacina contra febre aftosa deverão receber uma dose de reforço para que o trânsito possa ser autorizado, respeitando-se os prazos de carência estabelecidos no artigo 12 desta portaria.

b) Bovídeos com idade superior a 24 meses deverão ter comprovada a vacinação contra febre aftosa, cujo prazo de validade será de, no máximo, 6 meses;

III – Para a emissão da GTA tendo como finalidade o abate imediato:

a) Bovídeos com origem na região sanitária do planalto e idade inferior a 24 meses deverão ter comprovada a vacinação contra febre aftosa, cujo prazo de validade da ultima vacinação será de, no máximo, 06 meses, sendo que durante os meses de etapa de vacinação e até 60 dias após o seu término, estes animais poderão ser dispensados da mesma.

b) Bovídeos com origem na região sanitária do pantanal e idade inferior a 24 meses deverão ter comprovada a vacinação contra febre aftosa, cujo prazo de validade da ultima vacinação será de, no máximo, 1 ano, sendo que durante os meses de etapa de vacinação e até 60 dias após o seu término, estes animais poderão ser dispensados da mesma.

c) Bovídeos com origem na região sanitária do planalto ou pantanal e idade superior a 24 meses deverão ter comprovada a vacinação contra febre aftosa, cujo prazo de validade será de, no máximo, 1 ano, sendo que durante os meses de etapa de vacinação e até 60 dias após o seu término, estes animais poderão ser dispensados da mesma.

A validade da vacinação contra febre aftosa para trânsito será até o último dia antes do início de uma nova etapa, independente da data da última vacinação contra a doença para todos os animais envolvidos na campanha, tendo como finalidade cria, recria, engorda, reprodução ou aglomeração.

Autor: Acrissul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)