Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro encontra 98 casos de ferrugem; Embrapa Soja vê 24

Humberto Marques/Campo Grande News - 03 de janeiro de 2008 - 19:13

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul contabilizou até esta quinta-feira (3 de janeiro), em seu sistema de monitoramento da ferrugem da soja, a comunicação de 98 focos da doença em propriedades rurais do Estado – quatro vezes mais do que o registrado pela Embrapa Soja, de Londrina/PR, órgão de referência no controle e combate à praga no Brasil. Conforme a assessoria do governo estadual, os dados da Iagro abrangem uma área aproximada de 16 mil hectares, distribuídos entre os municípios de São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Aral Moreira, Antônio João e Dourados.

Glaucy Ortiz, gestora de Defesa Sanitária Vegetal da agência, acredita que a área de impacto ainda pode ser maior, uma vez que a disseminação do fungo causador da doença encontra condições climáticas favoráveis para seu desenvolvimento. Os números revelados pela Iagro são quatro vezes superiores aos identificados pelo consórcio centralizado pela Embrapa Soja de Londrina/PR, que contabiliza os casos da doença em todo o País e que havia comunicado a existência de 24 focos no Estado.

Embrapa Soja e Iagro estão formalizando acordo para complementarem a base de informações. A Embrapa aponta a existência de 24 focos em nove municípios (Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Dourados, Jateí, Maracaju, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste). Produtores rurais do Estado devem fazer a comunicação da doença à Iagro tão logo seja confirmado o aparecimento da ferrugem. Outras informações estão disponíveis pelo telefone 0800-647-2788.

SIGA-NOS NO Google News