Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro divulga balanço de vacinação extra contra aftosa

21 de março de 2007 - 15:10

A vacinação extra contra a febre aftosa, realizada de 1º de fevereiro até o dia 15 deste mês, nos 14 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, superou em mais de cem mil animais a meta fixada pelo governo do Estado para a campanha.

De acordo com os números divulgados nesta quarta-feira pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão ligado à Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), foram vacinados 665.616 animais. A expectativa era imunizar 563.258 bovinos.

“Essa diferença se deu por conta dos nascimentos ocorridos no período”, explica o diretor-presidente da Iagro Roberto Rachid Bacha. Segundo ele, do total de vacinações, 40.772 foram feitas de forma direta pela agência em 3.145 propriedades. Outros 109.504 animais, em 553 propriedades, foram vacinados de forma acompanhada por técnicos do órgão.

“Esse resultado traz um impacto altamente positivo face à cobertura vacinal e imunidade adquirida nos animais jovens da região de fronteira e, somado ao reforço da vacinação que será feito em maio, garantirá aos rebanhos uma proteção altamente segura contra a febre aftosa”, afirma Bacha.

Ele acrescenta que a vacinação extra faz parte de uma série de medidas implantadas na região de fronteira, e se soma à vigilância ostensiva, ao controle de trânsito de animais, recadastramento de propriedades rurais e às medidas saneadoras em Eldorado, Mundo Novo e Japorã.

Além dos três municípios citados, a campanha foi realizada em Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Porto Murtinho (área de planalto) para animais de zero a 12 meses. Em Corumbá (exceto região de pantanal) e Ladário, devido ao foco de aftosa registrado em janeiro na Bolívia, foram imunizados bovinos e bubalinos de mamando a caducando.

Kadijah Suleiman Jaghub

SIGA-NOS NO Google News