Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro: Dez focos de raiva herbívora este ano em MS

08 de maio de 2008 - 16:51

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrou este ano dez focos de raiva herbívora em cinco municípios do Estado: Camapuã, Taquarussu, Costa Rica, Anaurilândia e Pedro Gomes.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva Herbívora, Ademar Etiro Mori, apenas em Taquarussu foram registrados cinco focos. “Por enquanto estamos dentro da normalidade, mas a tendência é que o número aumente agora a partir de maio por causa do período de acasalamento dos morcegos hematófagos”, diz.

Ele comentou a portaria publicada hoje (8) no Diário Oficial do Estado que torna obrigatória a vacinação contra a raiva em todos os herbívoros (bovídeos e equídeos), com idade igual ou superior a três meses, simultânea à vacinação contra a febre aftosa em todo o rebanho de bovinos e bubalinos.

“A medida visa facilitar o manejo dos animais para a imunização contra as duas enfermidades, que será feita apenas uma vez”, explica. A obrigatoriedade da vacinação anti-rábica vale para Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro, Jardim e Ladário, por apresentarem maior freqüência de raiva. A portaria pode ser consultada no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br.





Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

SIGA-NOS NO Google News