Cassilândia, Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019

Últimas Notícias

21/11/2019 08:40

Iagro confima quatro mortes de bovinos por raiva em Costa Rica

Campo Grande News

A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) confirmou a morte de quatro bovinos por raiva na região de Costa Rica. No município foram registrados nos últimos três meses, 45 casos suspeitos da doença. De acordo com o veterinário Fábio Shiroma de Araújo, coordenador do programa de controle da raiva da Iagro um dos motivos para o aumento na incidência da doença é a falta de imunização do gado. Há 14 anos não eram notificados casos da doença na região.

Como a raiva não é uma doença de embargos econômicos como é o caso da aftosa,não existem punições para os produtores, mas é imprescindível notificar a suspeita ao órgão. Além disso não existe embargo em propriedades cujos animais morreram com sintomatologia nervosa.

A orientação aos produtores é para que procurem um escritório Iagro caso suspeitem de que haja algum animal com a doença e evitem manipular o animal. "A raiva pode ser transmitida por meio da saliva, o mais indicado é que o animal seja examinado por um veterinário pois se trata de uma zoonose que pode ser transmitida para humanos e a letalidade é próxima a 100%”, explicou.

As orientações básicas são para que o produtor realize a vacinação anual do rebanho e faça o controle do transmissor, que é o morcego hematófago. “O controle é feito apenas pela Iagro e a orientação é de que o produtor não manipule o morcego, pois pode ser contaminado com a doença”, enfatizou o veterinário.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 10 de Dezembro de 2019
06:30
Loterias
Segunda, 09 de Dezembro de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 08 de Dezembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)