Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro começa fiscalizar vazio sanitário da soja em julho

Sandra Luz - Campo Grande News - 12 de junho de 2007 - 15:34

A partir de 1º de julho, o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) começa a fiscalização do cumprimento do vazio sanitário para a soja que vai até 30 de setembro. Neste período, segundo o Iagro, deve haver ausência total de plantas de soja em Mato Grosso do Sul. O objetivo é erradicar a ferrugem asiática da soja no Estado.

O vazio é determinado por legislação estadual. Conforme a lei, a semeadura da soja só deve começar a partir de 1º de outubro, obedecendo ao que está previsto no zoneamento agrícola de Mato Grosso do Sul. Quem desrespeitar a legislação está sujeito a multa de mil Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), cerca de R$ 12 mil.

Além da multa, as penalidades previstas em lei são: advertência escrita e destruição ou inutilização da soja cultivada ou colhida, bem como dos resíduos ou restos da cultura e das plantas voluntárias, inclusive no caso de cultura ou lavoura abandonada, mediante processo químico ou mecânico. Para a próxima safra, será implementado o cadastro de todas as áreas produtoras de soja e demais medidas previstas na lei, levando em conta que muitas dessas ações não se aplicam para o período que passou a vigorar a legislação.

SIGA-NOS NO Google News