Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/05/2004 15:16

Iagro capacita novos profissionais em Mato Grosso do Sul

Agência Popular

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), forma na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de maio em Bodoquena, mais uma turma de médicos veterinários contratados para atender o Programa Estadual de Controle da Raiva Bovina e o Programa Nacional de Vigilância da EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), mas conhecida como o “mal da vaca louca”.

Ao todo 33 novos profissionais foram contratados para trabalhar em todo Mato Grosso do Sul. Dessa vez os 18 profissionais serão divididos em três turmas e passarão por 36 horas/aula, entre teoria e prática. De acordo com o coordenador estadual do Programa de Combate a Raiva Bovina, Ademar Etiro Mori a equipe está sendo formada para auxiliar os produtores no combate a raiva bovina e ao mal da vaca louca.

“Temos que estar atentos. Levando em conta que a prevenção é uma demanda do mercado externo, afinal nós não registramos até hoje nenhum caso da EEB, porém o período é propício a novas ocorrências da raiva. Essa semana, por exemplo, mais dois novos casos foram confirmados em Laguna Carapã”, explicou Etiro Mori. Segundo ele aproximadamente 2 mil animais morrem por ano infectados pela raiva no Estado.

Para tanto Ademar alerta os produtores que optarem por esta etapa, para que vacinem o rebanho junto à campanha de vacinação contra febre aftosa que começou no último dia 1° e vai se estender até 31 de maio no Planalto e 15 de junho no Pantanal. “Todo produtor sabe que a vacinação é obrigatória, principalmente nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Bodoquena, Corguinho, Rio Verde, Rio Negro, Jardim, Caracol, Porto Murtinho, Bela Vista e ainda nos municípios considerados como área de risco, assim como aqueles situados próximos às serras – locais propícios ao aparecimento de morcegos hematófagos”, conclui.

Conforme dados da Iagro, no ano passado 7,6 milhões de animais foram vacinados contra a raiva em Mato Grosso do Sul.

Cristiane Sandim - Iagro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)