Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro capacita novos profissionais em Mato Grosso do Sul

Agência Popular - 11 de maio de 2004 - 15:16

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), forma na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de maio em Bodoquena, mais uma turma de médicos veterinários contratados para atender o Programa Estadual de Controle da Raiva Bovina e o Programa Nacional de Vigilância da EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), mas conhecida como o “mal da vaca louca”.

Ao todo 33 novos profissionais foram contratados para trabalhar em todo Mato Grosso do Sul. Dessa vez os 18 profissionais serão divididos em três turmas e passarão por 36 horas/aula, entre teoria e prática. De acordo com o coordenador estadual do Programa de Combate a Raiva Bovina, Ademar Etiro Mori a equipe está sendo formada para auxiliar os produtores no combate a raiva bovina e ao mal da vaca louca.

“Temos que estar atentos. Levando em conta que a prevenção é uma demanda do mercado externo, afinal nós não registramos até hoje nenhum caso da EEB, porém o período é propício a novas ocorrências da raiva. Essa semana, por exemplo, mais dois novos casos foram confirmados em Laguna Carapã”, explicou Etiro Mori. Segundo ele aproximadamente 2 mil animais morrem por ano infectados pela raiva no Estado.

Para tanto Ademar alerta os produtores que optarem por esta etapa, para que vacinem o rebanho junto à campanha de vacinação contra febre aftosa que começou no último dia 1° e vai se estender até 31 de maio no Planalto e 15 de junho no Pantanal. “Todo produtor sabe que a vacinação é obrigatória, principalmente nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Miranda, Bonito, Coxim, Bodoquena, Corguinho, Rio Verde, Rio Negro, Jardim, Caracol, Porto Murtinho, Bela Vista e ainda nos municípios considerados como área de risco, assim como aqueles situados próximos às serras – locais propícios ao aparecimento de morcegos hematófagos”, conclui.

Conforme dados da Iagro, no ano passado 7,6 milhões de animais foram vacinados contra a raiva em Mato Grosso do Sul.

Cristiane Sandim - Iagro

SIGA-NOS NO Google News