Cassilândia, Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

23/07/2003 09:55

Iagro apresenta resultados de doenças que preocupam

Nádia Costa

Acontece amanhã, às 8:30 no auditório do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a apresentação dos resultados da primeira fase da sorologia para a doença de Newscastle e Influenza Aviária. Além da preparação para a próxima fase que é a validação dos trabalhos.
Estarão presentes os responsáveis técnicos pelas empresas integradoras, como a Seara Alimentos (Sidrolândia); Frongosul Doux e Avipal, de Dourados; Frandelli (Itaquiraí); Comaves (Terenos) e Frango Ouro de Aparecida do Taboado. Além dos médicos veterinários desses municípios, gerentes e gestores da defesa e inspeção animal da agência.
A primeira fase da sorologia começou em outubro de 2002, num ciclo de sete semanas. A segunda fase está prevista para iniciar em outubro deste ano e a colheita será em abatedouros e a campo, com um prazo aproximado de um ano, destaca o médico veterinário do Iagro e responsável estadual pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), Odilon Rosa de Matos.
A doença de Newscastle é uma infecção das aves, provocada por um vírus que causa alterações respiratórias e no sistema nervoso desses animais, também conhecida como pseudopeste e pneumoencefalite aviária. É mais frequente em aves adultas. Há seis anos que não se tem caso da doença em criações comerciais, no Brasil. Sendo que o último registro ocorreu num assentamento em Goiás, em criações de fundo de quintal, finaliza Odilon.
A influenza aviária é uma doença infecciosa também das aves, causada por um vírus que provoca alterações no sistema circulatório. No Brasil ela ainda não foi diagnosticada, tratando-se de uma doença exótica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 29 de Setembro de 2020
Segunda, 28 de Setembro de 2020
10:08
Campo Grande
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)