Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/03/2004 14:40

I Mostra de Teatro de MS começa amanhã

Dourados News


No mês em que se comemora o Dia Internacional do Teatro (27 de março), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promovem um dos maiores eventos teatrais já realizados no Estado. A Mostra de Teatro Mato Grosso do Sul, que começa amanhã, dia 18 de março e vai até o dia 25, vai trazer à população onze espetáculos produzidos pelos diretores e atores sul-mato-grossenses.

“Vamos ter um leque de apresentações bastante diversificado, com peças infantis, comédias, dramas e releituras de grandes obras. Será um momento raro para a comunidade, que poderá assistir às peças que foram produzidas aqui nos últimos anos. É uma ação concreta do Governo do Estado no mês em que se comemora o dia internacional do teatro”, diz o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Pedro Ortale. “Esta é a primeira edição da Mostra e nossa intenção é que ela se firme no calendário cultural do Estado”, reforça.

Na quinta-feira (18/3), acontece a abertura da Mostra de Teatro Mato Grosso do Sul. A cerimônia começa a partir das 20 horas, com a peça “9 Fragmentos de Teatro-Dança”, do grupo Hara Teatro, de Assunção (Paraguai). O espetáculo tem direção de Wal Mayans. “Trata-se de um importante grupo teatral paraguaio que tratamos de convidar especialmente para abrir a Mostra de Teatro Mato Grosso do Sul. É o início de um estreitamento de relações com a cultura desse país irmão”, diz o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Nucci.

No mesmo dia será inaugurada a sala Conceição Ferreira, que fica no piso superior do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A sala foi readequada com tablado, barras e espelhos, podendo assim abrigar com melhores condições as aulas de dança e teatro oferecidas no local. Outra novidade será o elevador para portadores de necessidades especiais. “É mais uma melhoria que trazemos ao Centro Cultural”, lembra Pedro Ortale.

Os espetáculos da Mostra de Teatro Mato Grosso do Sul vão acontecer no Aracy Balabanian. As peças serão apresentadas em diversos horários: 14, 15, 16 e 20 horas. Os espetáculos que ocorrem no período noturno serão precedidos de debate, que será mediado pelo produtor cultural Stanley Whibbe. Todos os ingressos das apresentações vão custar R$ 1,00.

Durante a Mostra também serão oferecidas três oficinas que vão tratar sobre teatro e produção de projetos culturais. Estas oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo. As vagas são limitadas a trinta participantes por oficina.

No dia 19 de março o diretor paraguaio Wal Mayans vai falar sobre “Teatro Antropológico”. O enfoque da oficina será a acrobacia criativa, movimentos codificados, construção do training do ator, precisão de movimentos, noções de teatro – dança, utilização do espaço cênico, o teatro ocidental e oriental. As aulas vão acontecer no Teatro Aracy Balabanian, das 9 às 12 horas.

De 19 a 23 de março, a atriz Cristina Matogrosso trata sobre “Teatro e Estrutura Cênica”. O conteúdo da oficina traz técnicas de articulação na relação texto e ação e como transportar um texto para a linguagem de palco. As aulas vão acontecer da 8h às 12h30, na sala Conceição Ferreira.

O produtor cultural Stanley Whibbe vai compartilhar seus conhecimentos na oficina “Administração de Projetos Culturais”, que acontecerá de 20 a 23 de março. A oficina vai oferecer aos produtores culturais ferramentas práticas de trabalho visando à realização de diagnóstico, pesquisa, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação de projetos culturais. As aulas vão acontecer das 8 horas às 12h30, na sala Rubens Corrêa.

Além da programação no Teatro Aracy Balabanian, a Mostra de Teatro Mato Grosso do Sul também contará com apresentações no Calçadão Cultural. O projeto é promovido pela Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer durante dois sábados por mês. Em março serão duas edições especiais, nos dias 20 e 27 de março, que vão trazer quatro peças teatrais para a população que circula pela rua Barão do Rio Branco.

Mais informações pelo telefone 384-4013.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)