Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Humor: confira os alimentos que ajudam a manter o alto astral

Vida Plena - 19 de agosto de 2015 - 16:00

A alimentação deve ser equilibrada, contendo todos os grupos de alimentos fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, com frutas, legumes, verduras, carnes magras, cereais integrais, feijões, frutas oleaginosas, semente. Sendo assim, devemos evitar dietas restritivas, já que são incompletas nos grupos alimentares, sendo responsáveis por gerar também mau humor. Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia – entre os quais serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Conheça alguns dos principais alimentos que podem ajudar a melhorar e manter o astral.

Chocolate / cacau

É o maior alimento com impacto no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, melhora a depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo ou semi-amargo.

Carboidratos

Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina), esta por sua vez quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade, nervosismo e até estado de depressão.

Frutas, verduras e legumes

As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribui com o bom funcionamento do intestino, sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso, o próprio nome “enfezado” (com fezes), é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato que ajuda a combater o mau humor. As frutas ricas em vitamina C ajudam a combater o humor, já que a sua deficiência está relacionada com depressão.

SIGA-NOS NO Google News