Cassilândia, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

10/01/2008 08:49

HPV: Vírus pode levar ao câncer de colo de útero

Agência do Rádio

Cerca de metade da população adquire o vírus HPV em algum momento da vida. O papilomavírus humano atinge homens e mulheres e pode aparecer em qualquer idade. No homem, o vírus geralmente não causa complicações. Já no caso das mulheres, ele tanto pode desaparecer sozinho, provocar verrugas na genitália, como pode levar ao câncer de colo de útero. Por isso, a importância do exame ginecológico preventivo. É por meio dele que o médico pode diagnosticar e avaliar o estágio da doença. O maior problema é quando o organismo não consegue eliminar o vírus rapidamente. Alguns fatores dificultam a cura do HPV, como explica o médico ginecologista do Instituto Nacional do Câncer, Luís Matias.


"Um dos fatores que torna a doença persistente é a mulher ser fumante. Então, o tabagismo é um fator que diminui a reação imunológica contra o vírus. O vírus não sendo destruído pelo próprio organismo, ele tende a ser mais duradouro e pode evoluir para um câncer. Outra coisa, também, são pessoas que, por exemplo, quem fez transplante de rim que usa imunossupressor, essa pessoa tem um fator de risco, o portador de HIV também, são fatores de risco."

A principal forma de contágio do HPV é a relação sexual. Hoje, existe uma vacina preventiva. Mas a proteção é oferecida apenas na rede particular e não cura quem já adquiriu a doença. Assim, a camisinha ainda é a maneira mais barata e eficaz de evitar o HPV.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
06:20
Copa São Paulo de Futebol Júnior
Sexta, 18 de Janeiro de 2019
10:10
Chapadão do Sul
Quinta, 17 de Janeiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)