Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/01/2008 08:49

HPV: Vírus pode levar ao câncer de colo de útero

Agência do Rádio

Cerca de metade da população adquire o vírus HPV em algum momento da vida. O papilomavírus humano atinge homens e mulheres e pode aparecer em qualquer idade. No homem, o vírus geralmente não causa complicações. Já no caso das mulheres, ele tanto pode desaparecer sozinho, provocar verrugas na genitália, como pode levar ao câncer de colo de útero. Por isso, a importância do exame ginecológico preventivo. É por meio dele que o médico pode diagnosticar e avaliar o estágio da doença. O maior problema é quando o organismo não consegue eliminar o vírus rapidamente. Alguns fatores dificultam a cura do HPV, como explica o médico ginecologista do Instituto Nacional do Câncer, Luís Matias.


"Um dos fatores que torna a doença persistente é a mulher ser fumante. Então, o tabagismo é um fator que diminui a reação imunológica contra o vírus. O vírus não sendo destruído pelo próprio organismo, ele tende a ser mais duradouro e pode evoluir para um câncer. Outra coisa, também, são pessoas que, por exemplo, quem fez transplante de rim que usa imunossupressor, essa pessoa tem um fator de risco, o portador de HIV também, são fatores de risco."

A principal forma de contágio do HPV é a relação sexual. Hoje, existe uma vacina preventiva. Mas a proteção é oferecida apenas na rede particular e não cura quem já adquiriu a doença. Assim, a camisinha ainda é a maneira mais barata e eficaz de evitar o HPV.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)