Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital terá profissionais para monitorar grávidas com suspeita de Zika

Campo Grande News - 18 de dezembro de 2015 - 16:15

A diretora de Assistência à Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosimeire Arias, disse durante balanço das ações de combate a dengue, na manhã desta sexta-feira (18), que a partir da próxima semana o Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias) do Hospital Dia, na Capital, vai contar com um ginecologista e um infectologista para monitorar grávidas com suspeita de Zika vírus.

Duas gestantes, uma da Capital e outra de Anhanduí, já vem sendo acompanhadas pelo centro. "Todas as mulheres grávidas que apresentarem essa suspeita serão encaminhadas para lá e terão acompanhamento", disse.

Rosimeire explica que, para isso, a gestante terá que iniciar o pré-natal na rede municipal de saúde. Caso durante oe exames ela apresente as suspeitas, será encaminhada para monitoramento no hospital.

Os exames feitos não diferem muito dos tradicionais exigidos durante o pré-natal convencional. Durante o acompanhamento será pedido o ultrassom morfológico, exame feito normalmente entre 18 e 20 semanas de gravidez, e que serve para avaliar o desenvolvimento do bebê de forma detalhada.

Através dele é possível verificar o formato, a estrutura e a medida da cabeça do bebê, detalhe fundamental, uma vez que o Zika vírus está relacionado aos casos de microcefalia detectados em diversas regiões do país.

Roseli explica que os exames para constatar o zika vírus são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, credenciado pelo Ministério da Saúde. Não é possível realizar o exame em clínicas particulares do Estado.

Em Mato Grosso do Sul são investigados três casos de microcefalia relacionados a infecção do Zika vírus. Dois são em Bela Vista e um em Dourados.

SIGA-NOS NO Google News