Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital prescreve Tamiflu para casos de influenza

Paula Laboissière , Agência Brasil - 27 de julho de 2009 - 18:55

Santa Maria (RS) - No Hospital Universitário de Santa Maria (RS), pacientes com sintomas de qualquer tipo de influenza são tratados com Tamiflu. A orientação do Ministério da Saúde, entretanto, é prescrever o medicamento apenas em casos onde há suspeita de influenza A (H1N1) – gripe suína – dando prioridade aos chamados grupos de risco, como idosos e grávidas.

De acordo com o infectologista do hospital, Fábio Lopes, o remédio não está sendo usado de forma “indiscriminada”. Em entrevista à Agência Brasil, ele garantiu que não há risco de que o estoque do hospital fique comprometido diante da decisão de tratar outros pacientes também com Tamiflu. Para Lopes, a estratégia é importante porque o medicamento só tem efeito caso administrado nas primeiras 48 horas. Hoje a confirmação laboratorial da doenças tem demorado mais de uma semana.

Ao todo, dez pessoas estão internadas no hospital com suspeita da doença, três delas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Um dos pacientes é uma mulher grávida de sete meses e que foi submetida a uma cesariana antecipada na semana passada. O bebê também está internado na UTI pediátrica e se recupera bem – ele não contraiu a doença, mas precisa ganhar peso para deixar o local e ir para casa.

A demanda no hospital, um dos centros de referência para o tratamento de gripe suína em Santa Maria, chegou a quase 100 pacientes por dia no início da pandemia. Agora, de acordo com o diretor Sérgio Pereria, fica entre 50 e 60 consultas diárias. Todos os pacientes internados sob suspeita da doença, segundo ele, chegaram ao hospital com um quadro de pneumonia, o que pode ser sinal do agravamento da gripe suína.




Edição:Ivanir José Bortot

SIGA-NOS NO Google News