Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital enfrenta surto e 80 pessoas apresentam sintomas da gripe suína

Campo Grande News/ Bruno Chaves e Edivaldo Bitencourt - 18 de julho de 2013 - 09:49

Um surto de gripe suína, causado pelo vírus influenza H1N1, atingiu o Hospital Universitário de Campo Grande. Cerca de 80 funcionários apresentaram os sintomas da doença e 18 foram afastados do serviço temporariamente. Três casos já foram confirmados pelo Laboratório Central.

Segundo o coordenador do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado), Lucivaldo Alves dos Santos, a doença atingiu técnicos-administrativos, médicos e prestadores de serviços da instituição, que é ligada à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“Não podemos afirmar se são servidores da universidade ou se são terceirizados. Por lá passa um volume de pessoas muito grande. São docentes, alunos, terceirizados, servidores e outros. A informação que temos é da Vigilância Sanitária”, afirma.

Sobre os afastamentos, o presidente do sindicato também afirma que é complicado saber o real motivo do desligamento temporários das atividades. Ele conta que o HU trabalha com uma média de 5% a 10% de afastamento por atestados médicos dos mais variados tipos.

Mas ele garantiu que as pessoas afastadas por suspeita de infecção de H1N1 já realizaram os exames e aguardam os encaminhamentos.

Até terça-feira, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a gripe suína causou a morte de quatro pessoas na Capital, sendo duas pelo vírus H1N1 e pelo H3N2. Outras 12 mortes podem ter sido causadas pela doença, mas ainda dependem da confirmação do laboratório. São 366 casos suspeitos da doença no Estado.

A reportagem tentou contato com o Hospital Dia do HU para obter informações acerca dos afastamentos e do surto gripal, mas não conseguiu contato com os médicos responsáveis e enfermeiros chefes.

SIGA-NOS NO Google News