Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital de Dourados oferece atendimento específico

Deniza Gurgel/A Voz do Brasil - 11 de julho de 2005 - 07:03

Desde março, o Hospital Universitário de Dourados, em Mato Grosso do Sul, oferece uma ala pediátrica específica para o tratamento de indígenas. De acordo com a coordenadora da clinica pediátrica do hospital, Denise Córdova, a ala foi criada após o grande número de óbitos por desnutrição no estado. "Essa iniciativa surgiu num momento não muito bom, em março, quando houve um número muito grande de óbitos de crianças tanto em Dourados quanto na região Sul", informa. "Essa ala foi então aberta inicialmente para o atendimento exclusivo da saúde e das condições de desnutrição de indígenas."

Para o atendimento voltado somente para a população indígena, o hospital de Dourados tem um intérprete, da própria aldeia, que ajuda os médicos a explicarem para os índios a importância dos exames e do tratamento. De acordo com Denise, o interprete ajuda a diminuir a resistência deles ao tratamento.

Além disso, o hospital tem nutricionistas responsáveis pelo preparo de uma dieta específica para os índios. O hospital também realiza palestras para explicar às mães das crianças a importância de inserir alguns alimentos nutritivos que não fazem parte da alimentação dos índios.

Segundo a pediatra, a recuperação das crianças melhorou muito depois que foram internadas no hospital, e as mães puderam acompanhar mais a família. A pediatra conta que, além da melhora na recuperação dos indígenas, as famílias das crianças aprenderam a importância da higiene, alimentação e até sobre o acompanhamento do posto de saúde. "Eles observam a importância de estar sempre fazendo consultas com os médicos e de ter acompanhamento dos agentes de saúde", diz ela.

A pediatra também informou que o hospital está fechando um acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para que o leite doado na pediatria possa ser entregue aos pacientes, mesmo depois de voltarem para casa.

SIGA-NOS NO Google News