Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital de Câncer de Barretos anuncia mais cinco carretas para rodar o Brasil

Paulo Nonato de Souza, Campo Grande News - 07 de novembro de 2017 - 17:10

Hospital de Câncer de Barretos anuncia mais cinco carretas para rodar o Brasil

Com nove unidades fixas de prevenção, três em São Paulo, duas em Mato Grosso do Sul, duas em Rondônia, e outras duas na Bahia e Sergipe, uma cada, e 18 unidades móveis, o trabalho de prevenção ao câncer desenvolvido pelo Hospital de Câncer de Barretos (a 423 km de São Paulo) terminará o ano com 23 carretas de prevenção às variadas formas da doença nas rodovias do Brasil. De acordo com o hospital, as novas unidades deverão iniciar o trabalho de prevenção entre janeiro e fevereiro.

As carretas funcionam como "satélites" das instalações fixas, orbitando num raio de 250 quilômetros de onde os prédios estão instalados. Além de evitar complicações de saúde objetivo principal das ações de prevenção, o trabalho feito pelo hospital também tem como meta reduzir custos dos tratamentos.

Pela programação, serão abertas até o fim do ano unidades fixas em no Amapá e Acre para atender casos de câncer de mama, colo de útero, pele, boca e pulmão. Nessas nove unidades preventivas são atendidas 4.200 pessoas diariamente, segundo Rafael Haikel Júnior, diretor médico das unidades de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos.

De acordo com Haikel Júnior, um câncer de mama, quando descoberto na fase inicial, tem um tempo médio de tratamento de seis meses (até que a mulher retome atividades habituais), com chance de cura de 98% e custo hospitalar de R$ 10.500.

Já quando a doença é descoberta em estágio avançado, as chances de cura caem para 40% e a paciente só consegue voltar às atividades normais em dois anos e meio, com um custo no tratamento de R$ 144.200. Mama e colo de útero representam até 70% dos casos nas unidades de prevenção. No hospital em Barretos, o índice é de 30%.

SIGA-NOS NO Google News