Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hospital das Clínicas de Botucatu lança manual para pacientes pós-AVC

Redação - 19 de agosto de 2019 - 17:00

Nesta quarta-feira, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sediou a cerimônia de lançamento do Manual de Orientações Multidisciplinares para Pacientes Pós-AVC. (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MANUAL)

O material busca melhorar o cuidado aos pacientes nessa condição, auxiliar os profissionais da equipe multiprofissional envolvidos no atendimento e fornecer orientações aos cuidadores. A ação, pioneira no interior paulista, é fruto de uma dissertação de mestrado da terapeuta ocupacional da Unidade de AVC Natália Andrade de Camargo, com a contribuição de toda a equipe multiprofissional do setor.

O superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da FMB, André Balbi, ressaltou que o lançamento do manual constitui um evento importante, pois mostra a capacidade de as instituições unirem as pessoas. Para o gestor, o material poderá representar um avanço no tratamento da doença dentro da Unidade de AVC do Hospital.

“Hoje, nós somos referência em relação ao tratamento do AVC graças à iniciativa de pessoas como o Dr. Rodrigo Bazan, coordenador da Unidade de AVC do hospital, que tiveram coragem de propor situações novas, que encaramos pelo bem do paciente e da assistência”, disse.

Conhecimento

Para a diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima, o manual é importante para a própria vida, uma vez que convive com um familiar vítima de AVC. “A publicação é um cuidado, um carinho com as famílias, com os cuidadores. Então, só podemos parabenizar a equipe. Esse trabalho de traduzir a ciência, os protocolos, as diretrizes para uma linguagem que as famílias possam compreender e se beneficiar é um trabalho árduo, mas absolutamente necessário”, enfatizou.

O diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rugolo Junior, avalia que o papel da universidade é o de usar a pesquisa para levar conhecimento ao público externo. “O manual atingirá desde as famílias até os profissionais da saúde básica, contribuindo muito para melhorar as condições de vida dos nossos pacientes”, afirmou.

O coordenador da Unidade de AVC do HC, Rodrigo Bazan, relembrou os desafios enfrentados para a implantação do serviço no hospital. “Não fosse o apoio dos gestores, nós não estaríamos onde estamos”, destacou. Para o coordenador, o trabalho multiprofissional na unidade é complementar, com o maior beneficiado sendo o paciente.

O docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria Carlos Clayton Macedo de Freitas, um dos responsáveis pela implantação da Unidade de AVC do local, destacou o fim da década de 1990, quando ainda era residente, e via as limitações no tratamento das vítimas. De acordo com o especialista, esse foi um dos fatores que o motivou a sair do Brasil e trazer as técnicas para o HC, iniciando o trabalho sobre o tema na região.

Equipe

Além da equipe multiprofissional da unidade, composta pelas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Neurologia, Nutrição, Farmácia, Assistência Social, Psicologia e Cuidados Paliativos, o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB também contribuiu para a confecção do manual, realizando toda a parte gráfica do projeto.

O conteúdo também está disponível na livraria da Apple. Em breve, o manual terá edições na versão impressa e será traduzido para a língua inglesa.

SIGA-NOS NO Google News