Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Horário de verão termina no próximo sábado

15 de fevereiro de 2005 - 14:10

O horário de verão termina à meia noite do próximo sábado, dia 19 de fevereiro. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A medida é considerada pelo governo necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de ponta (de 19 às 22 horas), quando o consumo de energia aumenta. O horário de verão está em vigor desde o dia 2 de novembro do ano passado.

O governo ainda não tem um levantamento oficial sobre os benefícios da medida, mas estima que o horário de verão tenha reduzido a demanda de energia em 5% nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e de 5,5% na região Sul no horário de ponta.

No verão passado, quando a mudança no horário durou 119 dias, a demanda de energia no horário de ponta caiu 4,5% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 6% na região Sul.

O horário de verão já foi adotado no país 31 vezes desde 1931, sendo que a medida é repetida ininterruptamente desde 1985.

SIGA-NOS NO Google News