Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/02/2005 10:29

Horário de verão termina à zero hora de domingo

ABr

O horário de verão, que termina à zero hora deste domingo (20), resultou em uma redução de 5,5% da demanda de energia no horário de maior consumo nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A estimativa é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O horário de maior demanda, também chamado de horário de ponta, ou de pico, vai de 19 às 22 horas, variando de região para região.

Os dados preliminares do ONS indicam que a redução da demanda no horário de ponta nas três regiões abrangidas pelo horário de verão foi de 2.412 MW, suficiente para atender à carga, nesse período, da região metropolitana de Belo Horizonte (cerca de 1.600 MW) e das cidades de Florianópolis (cerca de 200 MW) e de Porto Alegre (cerca de 600 MW). Na região Sul, a queda da demanda de energia no horário de pico foi de 6,4% (603 MW) e no Sudeste e no Centro-Oeste, de 5,3% (1.809 MW).

Sem o horário de verão, seria necessário complementar o abastecimento de energia com usinas térmicas, de custo mais elevado em relação às hidrelétricas, o que resultaria em tarifas mais caras para o consumidor.

Com o fim do horário de verão, a partir da zero hora de domingo os relógios deverão ser atrasados uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais, de Goiás, de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

O horário de verão tem como finalidade melhorar a segurança do sistema elétrico, reduzindo riscos de sobrecarga no período de maior consumo. A medida, instituída pela primeira vez em 1931, é adotada de forma ininterrupta desta 1985, sendo esta a 31ª vez que vigora. O horário de verão teve início em 2 de novembro de 2004 e duração de 110 dias.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)