Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/02/2004 14:01

Horário de verão economizou 4,5% nas horas de pico

Jorge Wamburg/ABr

O horário de verão, que termina à meia noite de amahã, provocou queda de 4,5% do consumo durante o período de maior demanda por energia na região abrangida dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal.

Segundo dados ONS(Operador Nacional do Sistema Elétrico), a redução da demanda foi de 2.014 MWh/h, suficiente para atender as cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim, todas em Minas Gerais, Porto Alegre(RS) ou o equivalente a energia produzida pelas usinas de Angra l e Angra II.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, sem o horário de verão seria necessário acresentar ao sistema elétrico brasileiro usinas com esta potência para funcionar no período de maior consumo.

Na região Sul, a queda do consumo de energia no horário de pico foi 5%(501 MW) e no Sudoete e Centro Oeste, de 4,5%(1.513 MW). O ganho estimado no níbel dos reservatíro foi 0,4% em relação a capacidade máxima de armazenamento nas regiões Sudeste e Cenro Oeste e de 1% na região sul.

A duraçao do hoirário de verão que termina amanhã é de 119 dias, entre 19 de outubro de 2003 e 14 de fevereiro de 2004. A medida foi instituída em 1931 e vem sendo adotada initerruptamente pelo governo desde 1985, sendo esta a 30ª vez em que foi utilizasada para melhorar a segurança do sistema elétrico, reduzindo riscos de sobrecarga no periodo e maior consumo bem como possibilitar economia com a menor geração de usina térmicas, de custo mais elevado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)