Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/10/2007 09:22

Horário de verão começa a zero hora de sábado

Stênio Ribeiro /ABr

Brasília - Quando, amanhã (13), os relógios dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste marcarem meia-noite, deverão ser adiantados em uma hora.

Começa, assim, o horário de verão, que se estenderá até o dia 16 de fevereiro, abrangendo 126 dias. O Ministério de Minas e Energia estima economizar cerca de 2 mil megawatts no fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Isso significa uma redução entre 4% e 5% no horário de pico de consumo - entre 18 e 21 horas - segundo o coordenador de Monitoramento do Sistema de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica do ministério, Elizeu Pereira Vicente.

No horário de verão 2006-2007, a economia foi de 1,9 mil megawatts, abaixo dos 2,5 mil megawatts do verão 2005-2006 e dos 2,8 mil megawatts de 2004-2005.


De acordo com Vicente, isso não quer significa que exista uma tendência de queda na economia, pois diferentes fatores são considerados no cálculo, como a dinâmica da economia e o clima.

“A constatação de que a redução da economia de energia esteja caindo não tem nenhuma consistência”, diz o coordenador.

Ele lembrou que, no ano passado, o horário de verão durou apenas 112 dias, pois a Justiça Eleitoral pediu que a medida fosse adotada depois do segundo turno das eleições, ocorrido em outubro, para não prejudicar o sistema de votação que estava implementado com base no horário convencional.

Está é a 37ª edição do horário de verão. A experiência foi adotada pela primeira vez em 1931, mas só veio a funcionar de forma continuada a partir de 1985.


Na década passada, os estados do Norte e Nordeste ficaram de fora, com exceção da Bahia, que participou pela última vez no verão 2002-2003.

Segundo Vicente, a luminosidade natural é muito maior nessas regiões, e a economia de energia atingiria um percentual "bem pequeno” - por isso, eles ficaram de fora.

Mesmo assim, a rotina naqueles estados muda um pouco, por causa dos serviços bancários, casas lotéricas e outros serviços que funcionam em sintonia com o horário de Brasília.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)