Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Horário de verão começa a zero hora de sábado

Stênio Ribeiro /ABr - 12 de outubro de 2007 - 09:22

Brasília - Quando, amanhã (13), os relógios dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste marcarem meia-noite, deverão ser adiantados em uma hora.

Começa, assim, o horário de verão, que se estenderá até o dia 16 de fevereiro, abrangendo 126 dias. O Ministério de Minas e Energia estima economizar cerca de 2 mil megawatts no fornecimento de energia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.

Isso significa uma redução entre 4% e 5% no horário de pico de consumo - entre 18 e 21 horas - segundo o coordenador de Monitoramento do Sistema de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica do ministério, Elizeu Pereira Vicente.

No horário de verão 2006-2007, a economia foi de 1,9 mil megawatts, abaixo dos 2,5 mil megawatts do verão 2005-2006 e dos 2,8 mil megawatts de 2004-2005.


De acordo com Vicente, isso não quer significa que exista uma tendência de queda na economia, pois diferentes fatores são considerados no cálculo, como a dinâmica da economia e o clima.

“A constatação de que a redução da economia de energia esteja caindo não tem nenhuma consistência”, diz o coordenador.

Ele lembrou que, no ano passado, o horário de verão durou apenas 112 dias, pois a Justiça Eleitoral pediu que a medida fosse adotada depois do segundo turno das eleições, ocorrido em outubro, para não prejudicar o sistema de votação que estava implementado com base no horário convencional.

Está é a 37ª edição do horário de verão. A experiência foi adotada pela primeira vez em 1931, mas só veio a funcionar de forma continuada a partir de 1985.


Na década passada, os estados do Norte e Nordeste ficaram de fora, com exceção da Bahia, que participou pela última vez no verão 2002-2003.

Segundo Vicente, a luminosidade natural é muito maior nessas regiões, e a economia de energia atingiria um percentual "bem pequeno” - por isso, eles ficaram de fora.

Mesmo assim, a rotina naqueles estados muda um pouco, por causa dos serviços bancários, casas lotéricas e outros serviços que funcionam em sintonia com o horário de Brasília.


SIGA-NOS NO Google News