Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/11/2010 12:21

Hora do Leite: Encontro já prepara o Estado para receber Congresso Brasileiro em 2012

Karina Lima

Campo Grande (MS) - A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul (CSPL/MS) promove na próxima segunda-feira (8) um encontro entre as instituições setoriais e a imprensa estadual para repassar informações sobre a atual situação do setor lácteo sul-mato-grossense. O evento, que traz em sua programação uma série de palestras, terá a denominação de \"Hora do Leite\" e acontecerá a cada quatro meses antecedendo os preparativos para receber o V Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, que acontecerá em 2012 na Capital. A Hora do Leite acontece a partir das 9 horas no Sebrae/MS.



A realidade da produção leiteira no Estado não é novidade. Os dados são deficientes em comparação aos demais números nacionais, ressalta a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), porém conhecemos os potenciais que temos a explorar, e \"temos convicção que tal congresso viria neste momento a contribuir significativamente com as ações que prospectamos para o futuro do setor em nosso Estado\".



Num mundo cada vez mais competitivo, o diferencial trazido pela qualidade é fundamental na conquista de mercados. \"Um dos trabalhos importantes que a Câmara vem realizando é a implementação de cursos - em parceria com o Senar/MS - de produção e melhora na qualidade do leite. As demais ações executadas são norteadas pelo PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional da Câmara Setorial do Leite/MS] para assim alcançar avanços, tornando o Estado uma referência nacional na produção de leite com qualidade\", destaca o professor doutor Marcus Vinicius, que atualmente ocupa a coordenação da Câmara Setorial do Leite.



Para o Sebrae/MS, solidificar e qualificar o setor contribui com a permanência do homem no campo e fortalece a economia sul-mato-grossense. \"O crescimento de empreendedores na atividade vem sendo contínuo nos últimos anos. Hoje, cerca de 60% dos produtores rurais do Estado atuam no setor lácteo, sendo que destes a maioria é de agricultores familiares\", destaca o gerente de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.



Momento atual



A produção leiteira no Estado é uma importante atividade do ponto de vista social, econômico e fundiário. É também uma atividade responsável pela manutenção de inúmeros empregos no campo, sendo a principal fonte de renda e trabalho dos pequenos produtores rurais que se estabelecem, principalmente, nos assentamentos rurais e colônias agrícolas.



Segundo o IBGE (2010), os dados do último Censo Agropecuário evidenciam que a produção de leite em Mato Grosso do Sul é oriunda de 23.970 propriedades, o que representa cerca de 40% de todas as propriedades rurais do Estado. Destas citadas, cerca de 70% são caracterizadas como propriedades leiteiras de origem familiar.



No que diz respeito à distribuição fundiária da produção de leite no Estado, ressalta-se que cerca de 72% das propriedades possuem até 50 hectares e 82% produzem até 200 litros de leite por dia. No aspecto social, estima-se que a pecuária leiteria no Estado empregue, tanto na forma familiar quanto empresarial, cerca de 74 mil pessoas, o que representa 35% da força de trabalho presente no campo.



Serviço



A Hora do Leite acontece das 9 às 11h20 da próxima segunda-feira, dia 8, na sala de reuniões do Sebrae/MS - com acesso pela rua Brasil, 205, ao lado do prédio principal. Na ocasião serão expostos para degustação uma série de produtos lácteos industrializados em Mato Grosso do Sul. Maiores informações pelos telefones (67) 3318-5021 Seprotur / (67) 3389-5536 Sebrae.



Programação Hora do Leite

09h00 - abertura

09h10 - Importância do leite em MS

Palestrante: Assyleia Etges (Seprotur/MS)

09h40 - eventos e exposições

Palestrante: Aurora Cinato Real (Associação dos Criadores de Girolando)

10h00 - Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite e Ações do Senarp

Palestrante: Matheus Vieria (Senar/MS)

10h20 - Leite: do Pasto ao Copo

Palestrante: Talita Pardo (Gipoa/Iagro)

10h40 - Mercado: preço do leite – Conseleite

Palestrante: Edgar Rodrigues Pereira (Presidente Conseleite/MS)

11h20 - Encerramento Cristiane Sandim - Seprotur


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)